Representantes do setor citrícola assinaram, nesta segunda-feira (25 de outubro), na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na capital paulista, documento decisivo para a formação do Consecitrus.
Em reunião dirigida pelo secretário João Sampaio, Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Associtrus (Associação Brasileira de Citricultores), pelo lado os produtores, e a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), representando as indústrias de suco de laranja, firmaram o compromisso por meio de um protocolo de intenções.
Com a assinatura, as entidades declaram a decisão de criar o conselho com o objetivo de estabelecer políticas e diretrizes para a cadeia produtiva de laranja. O documento é resultado de nove encontros realizados entre o setor e a Secretaria de Agricultura neste ano. Desde 2007, Sampaio tem conversado com produtores e indústrias para que fosse criado um ambiente de convivência para tratar os assuntos da citricultura, de pragas à remuneração nos elos do segmento.
Segundo o secretário, o próximo passo será fechar o texto final do estatuto do Consecitrus. No documento também foi colocado que as associações de produtores deverão discutir entre si e junto aos citricultores que desejarem participar a sua forma de representação.
Assinaram o documento o secretário João Sampaio; o secretário-adjunto da Pasta, Antonio Julio Junqueira de Queiroz; Marco Antonio dos Santos, da Mesa Diretora da Citricultura da Faesp; Gastão Crocco, da SRB; Douglas Eric Kowarick, da Associtrus; e Christian Lohbauer, da CitrusBR.
A próxima reunião deve ocorrer em 8 de novembro (a confirmar), quando começa a ser detalhado o estatuto.
Fonte: Notícias Agricultura SP. 25 de outubro de 2010.