Companhias do segmento sucroalcooleiro aceleram o passo para ganhar terreno no restrito universo de oportunidades logísticas do país. Na quinta-feira, a Copersucar, líder no comércio de açúcar e álcool no Brasil, anunciou a extensão da parceria com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA ), subsidiária da Vale, e pretende por nos trilhos 3 milhões de toneladas de açúcar até 2015.
O primeiro acordo com a companhia ferroviária, firmado no primeiro trimestre deste ano, previa o embarque de 1,5 milhão de toneladas da commodity.
Com essa parceria, a comercializadora tem em vista transportar por ferrovia 4,5 milhões de toneladas do adoçante em quatro anos, isso sem considerar novas parcerias que possam surgir até lá - a empresa já tem contrato com a América Latina Logística (ALL) para a movimentação de 1,5 milhão de toneladas.
Somando-se os projetos até agora anunciados pela Copersucar com os da Rumo Logística, empresa do grupo Cosan, é possível afirmar que em 2015 o Brasil estará transportando 15,5 milhões de toneladas de açúcar pelo modal ferroviário, o equivalente a 70% do atual volume exportado do produto pelo Centro Sul.
Juntos, os investimentos da FCA e da Copersucar se aproximam de R$ 100 milhões - além dos R$ 25 milhões já aplicados pela comercializadora no terminal multimodal de Ribeirão Preto (SP), que foi também estruturado com um anel ferroviário para tornar a movimentação de carga mais eficiente.
Do valor total, em torno de R$ 60 milhões serão aplicados pela FCA na reforma de 500 locomotivas e vagões, com previsão de entrarem em operação no ano que vem. "A nova estrutura vai reduzir o tempo de carregamento de um vagão de 1 hora para dez minutos", diz o diretor-presidente da empresa ferroviária, Marcello Spinelli.
Os R$ 40 milhões restantes vão ser aportados pela Copersucar na construção de mais dois terminais - um em Minas Gerais, provavelmente em Uberlândia, e outro na região central de São Paulo, diz Paulo Roberto de Souza, CEO da comercializadora. Todas as rotas desembocarão em Santos, no terminal da Copersucar, que em 2011 prevê exportar 6 milhões de toneladas de açúcar - 1 milhão de ensacado e 5 milhões a granel.
Há cerca de quatro anos operando com açúcar, a FCA tem nesse contrato com a Copersucar sua maior operação com a commodity. A empresa também movimenta grãos, de forma que, o agronegócio já responde por 60% do movimento total.
A parceria com a FCA integra projeto maior da Copersucar em logística que prevê investir R$ 1,5 bilhão ao longo de cinco anos, contados a partir de 2010. Além do etanolduto com a Petrobras , o projeto inclui outras iniciativas, como a ampliação do terminal de transbordo de etanol e da capacidade de estocagem de açúcar.
Fonte: Valor Econômico. Por Fabiana Batista. 26 de novembro de 2010.