O Ministério dos Transportes iniciou o projeto executivo da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, construção que integrará a produção da região aos portos brasileiros por meio da Ferrovia Norte-Sul. Desde o início de novembro, a empresa vencedora da licitação Enefer está instalada em Água Boa (743 km de Cuiabá) para elaborar o projeto executivo da obra.
A construção ficará a cargo da estatal Valec. "Também vamos dar a ordem de serviço para iniciar a construção da ferrovia que liga o interior da Bahia até o litoral, para potencializar o escoamento de GRÃOS e minério de ferro", declarou o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, em audiência pública no Senado Federal no dia 2 de dezembro.
As duas obras estão na "ordem do dia" do governo, junto com a finalização da Rodovia Transnordestina. De acordo com Passos, a Ferrovia Norte-Sul também é prioridade, e deve ser finalizada até o primeiro semestre de 2011.
"Além disso, é de extrema importância todo o projeto de redesenho da malha ferroviária brasileira com o sistema de bitola larga. Não é possível um país com essa dimensão e potencial repousar apenas no setor rodoviário", complementou o ministro.
Segundo ele, a malha rodoviária também é foco neste fim de gestão do presidente Lula. "Temos uma grande preocupação com os corredores de transporte que vão em direção aos portos brasileiros. Isso é complementado nas estradas por obras de ampliação da capacidade e adequação", informou.
Nas rodovias, Passos destacou a conclusão das obras na BR-060 em Anápolis, a duplicação da BR-050 até a divisa entre Minas Gerais e Goiás e da BR-101, duplicada no trecho entre Salvador (BA) e Natal (RN). Em relação à Região Sudeste, Passos declarou o comprometimento do governo com o Rodoanel de São Paulo (SP) e a execução do trecho norte, calculado em R$ 430 milhões.
Fonte:
Olhar Direto. Alexandre Alves (com informações da Agencia Senado). 8 de dezembro de 2010.
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