• Domingo, 15 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Monsanto aumenta venda de sementes e sai de prejuízo para lucro


Sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 - 09h35

A companhia de biotecnologia agrícola Monsanto saiu de prejuízo para lucro no primeiro trimestre fiscal, com crescimento de 13% das vendas em suas operações com sementes e genômica, em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa de agronegócios também se recuperou da forte queda das vendas de herbicidas como o Roundup. No trimestre encerrado em 30 de novembro, a Monsanto lucrou US$ 6 milhões, ou 1 cent por ação, ante prejuízo de US$ 19 milhões no mesmo período do ano passado, ou 3 cents por ação. Excluindo encargos com reestruturação, o lucro das operações contínuas foi de 2 cents, ante prejuízo de 2 cents um ano atrás. A receita cresceu 7,8%, somando US$ 1,83 bilhão. No mesmo momento do ano anterior, caiu 36%. A margem bruta aumentou de 43,6% para 44,7%. A maior parte do lucro da Monsanto resulta do segundo e do terceiro trimestres, conforme os ciclos de desenvolvimento das safras agrícolas. Os resultados ajustados da companhia superaram a expectativa geral do mercado. Analistas consultados pela Thomson Reuters previam lucro de 1 cent por ação e receita de US$ 1,79 bilhão. Há pouco, as ações da Monsanto subiam 4,22%, para US$ 72,05. Em um ano, registram queda de 15,5%. As vendas nas operações da Monsanto com produtividade agrícola, o que inclui o herbicida Roundup e outros produtos, tiveram crescimento de 0,2%. As vendas do Roundup e de outros herbicidas cresceram 2,8%, depois de recuarem 62% um ano atrás. Lançamentos O presidente e CEO da companhia, Hugh Grant, afirmou que os registros preliminares da Monsanto indicam que os agricultores estão interessados em comprar os produtos mais novos da empresa. Entre eles estão as sementes de milho SmartStax, que contém oito genes para resistência contra ervas daninhas e insetos. Segundo Grant, o ritmo de encomendas em 2011 está mais intenso do que em 2010 e "caminham bem" no sentido das metas da empresa. Ele garante que a linha de pesquisa e desenvolvimento da Monsanto permanece forte e avalia que, de um modo geral, a demanda por sementes vai aumentar em 2011. Os preços altos das commodities e a oferta global apertada devem estimular os produtores a cultivar áreas maiores. A companhia afirmou que dois produtos de sementes no conceito "refuge in a bag" (RIB) devem ser lançados comercialmente em 2012. Por meio deste modelo, as empresas vendem sementes transgênicas e convencionais misturadas num mesmo pacote. O objetivo é facilitar para o produtor o cumprimento da regulamentação dos Estados Unidos, que exige uma parcela de semente convencional nas lavouras. O milho da Monsanto resistente a climas secos continuará em fase de testes até 2012. Concorrentes como a Pioneer Hi-Bred, subsidiária da DuPont, já anunciaram o lançamento das primeiras sementes desse tipo ainda neste ano. A Monsanto diz que o amplo volume de chuvas limitou os testes com sementes que resistem melhor à estiagem. As informações são da Dow Jones. Fonte: O Estado de São Paulo. Por Filipe Domingues da Agência Estado. 6 de janeiro de 2011.
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja