A China se consolidou, em 2010, como o país que mais compra produtos do agronegócio brasileiro. O país asiático registrou a liderança do ranking pela primeira vez em 2008 e, desde então, permanece na primeira colocação. Em 2010, o Brasil registrou aumento de 23,4% das vendas do setor para os chineses. Assim, a fatia de importação desses produtos pelo país representou 14,4% do total de itens do agronegócio vendidos pelo Brasil.
Na sequência, aparecem os Países Baixos e os Estados Unidos, com 7,1% do total exportado cada. Os Países Baixos têm relevância por conta do Porto de Roterdã. As vendas externas para a Rússia, principal mercado destino das exportações brasileiras de carne e açúcar, apresentaram crescimento de 45,9%. Também foi destaque este ano o incremento das vendas para o Irã (86%), principalmente pela compra de carne bovina. Merecem atenção ainda o aumento das vendas para o Egito (70,1%) e para a Venezuela (36,2%).
Em relação a blocos e continentes, a Ásia também se consolidou no ano passado como o principal destino das vendas do agronegócio brasileiro, registrando crescimento de 16,8% e sendo responsável por 30,1% de todas as exportações de produtos brasileiros. Embora a taxa de participação da União Europeia tenha caído de 29,3% para 26,7%, o bloco ainda é o segundo mercado de destino, com crescimento de 7,5% no último ano.
O Oriente Médio se manteve na terceira posição de importadores, com crescimento de 31,3% e participação de 10%. Os dados foram divulgados há pouco pelo Ministério da Agricultura.
Fonte: O Estado de São Paulo. 15 de janeiro de 2011.