A Cargill, do setor de agronegócios, acertou a distribuição de sua participação de 64% na produtora de fertilizantes Mosaic a seus acionistas e detentores de dívidas. A transação deve melhorar o perfil de crédito da Cargill e garantir que os resultados financeiros da companhia, planos de compensação e foco administrativo fiquem de acordo com o desempenho dos negócios gerenciados diretamente pela empresa.
Ao mesmo tempo, observa a Cargill em nota em sua página eletrônica, a operação deve benficiar a Mosaic ao melhorar sua flexibilidade financeira e plano de longo prazo assim como elevar a liquidez da ação ordinária da produtora de fertilizantes.
A Cargill pretende trocar 179 milhões de suas 286 milhões na Mosaic com seus acionistas por parte ou todas as ações da Cargill que possuem. A empresa espera ainda trocar as demais 107 milhões de ações da Mosaic por dívida da Cargill em poder de terceiros.
A transação deve estar concluída no segundo trimestre de 2011
Matéria do Wall Street Journal (WSJ) reportou que essa movimentação prenuncia uma reorganização significativa da Cargill, empresa de capital fechado. No caso da Mosaic, conforme as fontes ouvidas pela publicação, o acordo deixaria a produtora sem um acionista controlador e mais atraente para possíveis compradores, como a Vale e a BHP Billiton.
Fonte: Valor Econômico. Por Juliana Cardoso. 19 de janeiro de 2011.