A União Européia vai considerar a possibilidade de estocar matérias-primas, talvez inclusive terras raras, e vai confrontar qualquer país que restrinja a oferta, segundo documento preliminar sobre estratégias da Comissão Europeia nessa frente. "A UE vai continuar a denunciar barreiras que prejudicam a oferta sustentável de matérias-primas para a sua economia", diz o documento. O texto definitivo deverá ser publicado até março.
A comissão vai suspender, total ou parcialmente, do Sistema Geral de Preferências, países que aplicarem restrições não justificadas a matérias-primas. O órgão executivo da UE pretendia lançar na quarta-feira esse paper sobre estratégia junto com outro documento focado em commodities alimentícias. Mas agora a entidade adiou o lançamento para resolver uma disputa sobre o papel da especulação de commodities sobre os preços de alimentos.
Um total de 14 materiais já está listado pela Comissão, incluindo metais raros como germânio, que é usado em sistemas militares de fibra óptica e infravermelhos, e o gálio, usado em sistemas de iluminação por LED.
Fonte: Reuters. 26 de janeiro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>