Grãos na Argentina
O banco holandês Rabobank, com forte atuação no agronegócio, reduziu sua estimativa de produção para milho e soja na Argentina nesta safra 2010/11. De acordo com a instituição, o desempenho agrícola das culturas vai declinar por causa do clima seco. A estimativa para o milho foi reduzida para 20 milhões de toneladas, ante as 22,5 milhões previstas anteriormente. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) prevê 23,5 milhões. A projeção do Rabobank para soja foi cortada para 48 milhões de toneladas, ante as 52 milhões estimadas inicialmente.
Soja em Mato Grosso
Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que 9,9% da área plantada com soja em Mato Grosso nesta safra 2010/11 (6,2 milhões de hectares) foi colhida até sexta-feira. Em relação à semana anterior, houve uma evolução de 1,3 ponto percentual, mas na comparação com o mesmo período da temporada passada, a colheita segue 7,1 pontos atrasada.
Plantio de algodão
A mesma “trégua” das chuvas que permitiu o avanço da colheita de soja em Mato Grosso acelerou o plantio de algodão. De acordo com o Imea, 84% da área prevista a ser plantada no Estado (595,3 mil hectares) foi semeada até quinta-feira da semana passada, 13 pontos percentuais a mais que na semana anterior.
Safrinha de milho
Ainda em Mato Grosso e também de acordo com o Imea, o plantio da segunda safra de milho em Mato Grosso “foi deixado em segundo plano” porque o foco dos produtores está concentrado no algodão, cujos preços internacionais rondam máximas históricas.
Seca perdura em RS
As chuvas de quinta-feira em cidades atingidas pela seca no Rio Grande do Sul não aliviaram a forte estiagem no sul do Estado, onde as perdas da produção agropecuária podem ultrapassar R$150 milhões, segundo a Agência Brasil.
Fonte:
Valor Econômico. 31 de janeiro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>