Leilão de milho
O Ministério da Agricultura informou que a Conab promove hoje um novo leilão de venda direta de 360 mil toneladas de milho para tentar garantir o abastecimento interno e equilibrar os preços do grão no país. Segundo o ministério, o leilão é aberto a produtores, cooperativas de aves, de suínos e de pecuaristas de leite e indústrias de ração animal e de alimentação humana. Trata-se da 11 operação de venda direta de estoques públicos de milho que a Conab promove nesta safra 2010/11. Desde novembro passado, foram comercializadas 2,2 milhões de toneladas.
Grama pirata
A Associação dos Gramicultores do Brasil (Agrabrás) informou que desenvolveu o projeto Grama Legal com o objetivo de conscientizar os compradores sobre a importância em adquirir grama que tenha procedência, uma vez que a produção formal e legal exige tecnologia e precisa ser preservada. Existem cerca de 200 produtores que cultivam 20 variedades de grama no país, mas a entidade estima que o mercado de gramas não cultivadas, fora da lei, representa 60% das vendas totais.
Trigo na Austrália
A Austrália, terceiro maior país exportador de trigo do mundo, reduziu a estimativa para sua colheita nesta safra 2010/11 em virtude das recentes inundações em regiões produtoras, mas ainda assim previu que seus embarques poderão crescer 8% em relação ao ciclo 2009/10, para 16 milhões de toneladas. As informações são da Reuters.
Política sucroalcooleira
O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, informou que o governo está elaborando um estudo interministerial sobre o setor sucroalcooleiro. Em parceria com os ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente, a ideia é criar uma política para o setor. Segundo Rossi, a presidente Dilma Rousseff está disposta a apoiar o setor, mas não quer ações pontuais.
Fonte:
Valor Econômico. 16 de fevereiro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>