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Scot Consultoria

Aurora estima alta de 45% no processamento de leite


Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011 - 09h58

A Coopercentral Aurora, de Chapecó, no oeste catarinense, prevê para 2011 um crescimento de 45% no volume de leite processado em sua fábrica de Pinhalzinho. Com o aumento, o grupo estima que serão industrializados 440 milhões de litros no ano, volume próximo à capacidade total da planta, inaugurada em 2009 a partir de investimentos de cerca de R$180 milhões. Além do leite longa vida rastreado, que deverá absorver 330 mil litros por dia, a Aurora vai intensificar a produção de queijo mussarela, leite em pó e soro em pós, usado pela indústria alimentícia. O presidente da central, Mario Lanznaster, diz que o mix da cooperativa no segmento de lácteos será complementado com a fabricação de manteiga, creme de leite e achocolatados, além de iogurtes e bebidas lácteas. Em 2010, a Aurora registrou crescimento de 22,7% no volume de leite processado: 11 cooperativas agropecuárias entregaram 302,2 milhões de litros, que foram transformados em 110,4 mil toneladas de produtos. Da receita operacional bruta de R$ 3,1 bilhões do ano passado, a área de lácteos respondeu por 7,5%. Em 2011, o segmento poderá alcançar até 20% das vendas. Segundo Lanznaster, há intenção de expandir a oferta de produtos com maior valor agregado para todas as regiões do país. O longa vida ficaria restrito ao mercado do Sul que, conforme ele, ainda oferece boas condições de crescimento. A Aurora embasa o crescimento no aumento de produtividade do gado leiteiro da região oeste de Santa Catarina. Cerca de 6 mil fornecedores, ligados a 15 cooperativas, abastecem a Aurora com leite. De acordo com Lanznaster, o trabalho de manejo da pastagem e melhoria das características genéticas do rebanho permitiram que a produtividade média saltasse de 4 para 8 litros por vaca por dia em dez anos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV), o consumo de leite no Brasil, foi de 5,5 bilhões de litros em 2010. A expectativa é que esse consumo cresça até 5% em 2011. Fonte: Valor Econômico. Por Júlia Pitthan. 17 de fevereiro de 2011.
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