• Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Gado elite e seleção de gado comercial: dois mercados, um objetivo


Segunda-feira, 10 de novembro de 2008 - 11h49

Zootecnista, doutor pela USP-FZEA e fundador da Farmnews.


O melhoramento gentico J dissemos algumas vezes que o processo de escolha algo que fazemos no cotidiano e que nossos gostos e afinidades nos fazem escolher o melhor ou o que mais nos agrada. Esse raciocnio de escolha ou seleo pode ser extrapolado tambm para a pecuria. Os animais foram selecionados ao longo dos anos conforme os critrios de cada poca, at culminarmos com os padres e a disponibilidade da tecnologia atual. A tecnologia de antigamente era o olho humano, ferramenta bastante capaz que, somado aos conhecimentos e preferncias da poca, contriburam para determinar padres raciais e a promover os animais mais produtivos. O resultado desse trabalho a base do rebanho de corte nacional. O interessante, contudo, perceber que o olho humano ainda hoje permanece como uma das principais ferramentas de seleo (mesmo com as tecnologias e critrios de seleo baseadas em avaliaes matemticas de desempenho). Um paralelo interessante deste artigo perceber que hoje a prtica de seleo busca aliar estatstica e as biotecnologias com a capacidade de elegermos os melhores animais visualmente. Os mercados e seus objetivos A finalidade de selecionar animais geneticamente superiores no contexto da pecuria moderna , sem dvida, de incorporar e disseminar qualidade aos rebanhos comerciais. Mas, o que seria qualidade? Na pecuria podemos talvez simplificar e resumir qualidade como a maximizao do lucro. Por mais que se busque o belo e o mais produtivo, o lucro o motivador principal das escolhas, principalmente quando o foco so os clientes (compradores de material gentico sejam de touros, smen ou embries). Mas no podemos esquecer que os atributos de qualidade que interferem no lucro de um animal dependem tambm do mercado que estamos inseridos. Ou seja, as caractersticas de maior importncia, cujo mrito ser julgado, dependem dos anseios e necessidades de cada comprador (cliente). O mercado conhecido como mercado elite tende a valorizar mais alguns atributos que podem no ser os mesmos quando comparados s necessidades diretas dos produtores comerciais. Com isso, vemos que existem dois segmentos distintos relacionados ao mercado de reprodutores: o mercado elite e o mercado de seleo comercial. Os mercados buscam algo diferente? Na verdade diria que as nfases dos atributos so diferentes, mas ambos buscam o mesmo conjunto de caractersticas: produtividade, harmonia, funcionalidade e padro racial. Por questes de mercado, um atributo mais valorizado que outro em determinada situao e condio, o que natural. Diria que os mercados elite e de seleo comercial so complementares, cada qual com seu nicho e especificidades, mas com um objetivo comum: a de elevar a mdia de produtividade do rebanho nacional com base nas necessidades e realidades da produo comercial. Dizer que ambos os mercados so complementares e tm o mesmo objetivo para a pecuria um fato que pode ser emprico ou real. Ou seja, selecionadores precisam estar alinhados e buscar sintonia entre as tcnicas aplicadas no julgamento de pista com as tcnicas adotadas nos programas de melhoramento gentico animal.
Ivan B. Formigoni zootecnista, doutor pela Fzea/USP e colaborador da Scot Consultoria.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos