Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.
Quando o nome é negativado.
Lamentavelmente boa parte dos brasileiros tem seu nome sujo na praça. Deixou de pagar uma prestação do crediário ou as parcelas de um empréstimo bancário não tem piedade: negativação do nome.
Ocorre que em alguns casos há abuso por parte do credor. Por exemplo, uma dívida bancária. Debitam multas e juros altos e, a prestação que era pequena, assumi um valor que fica impagável.
Se esses credores entrarem com ação para receber e você contratar um advogado para lhe defender, saiba que há grandes possibilidades de você limpar seu nome.
Nesse caso a lógica é a seguinte: se há uma ação judicial e você optou por se defender está evidente que não há concordância com o valor cobrado. Ora, nesse momento você não está se negando a pagar e sim questionando o valor, portanto, descaracterizou a inadimplência. Com uma certidão do processo, normalmente os serviços de proteção de crédito retiram seu nome da lista negra. É exercer seu direito.
Lembre-se: você tem direitos importantes, saiba quais são e lute por eles.
Manter as finanças em dia é sinônimo de qualidade de vida.