Ao adquirir o título grau de investimento pela agência de avaliação de risco Standard & Poor´s, o Brasil precisa acima de tudo saber tirar proveito desta oportunidade.
Mais do que comemorar o fato de mais investidores estrangeiros aportarem seus recursos no Brasil, é o momento de trabalhar em projetos investimentos que auxiliem o país a eliminar os denominados gargalos na economia.
Não obstante entender que no curto prazo travaremos discussões em torno da taxa de câmbio, taxa de juros, saldo comercial, entre outras variáveis macroeconômicas, o que por sinal é normal, à medida que a ampliação da oferta de moeda estrangeira estabelecerá novos parâmetros para condução da política econômica, não devemos deixar de considerar que no médio e longo prazos investimentos em infra-estrutura é que sustentarão nosso crescimento.
É o uso da frase conhecida: “um olho no peixe, outro no gato”.
Desta maneira o reconhecimento externo tem que ser acima de tudo acompanhado de projetos nos setores energético, de transporte, logística e na indústria de base.
É neste ambiente que poderemos, em vez de, no olhar externo de investidores, sermos taxados de bons pagadores e de um país seguro para se investir, que possamos sim conquistar o reconhecimento interno, da população brasileira, indicando a esses que acima de tudo há no Brasil geração firme de emprego e renda, que se sustentam ao longo do tempo.
Para tirar todo proveito que o momento oferece, precisamos ter bons projetos, portanto, mãos a obra.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>