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Scot Consultoria

Vendas de fertilizantes são 29,5% maiores que no ano anterior


Terça-feira, 19 de julho de 2011 - 15h11

Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP 1976. Consultor - Tecfértil - Vinhedo-SP.


Na ltima semana foram divulgados os dados do desempenho do setor de fertilizantes referentes ao ms de junho, e consequentemente fechando o primeiro semestre do ano e que sero comentados adiante. Mercado Os dados acumulados mostraram que as entregas de fertilizantes atingiram um volume elevado de 11,17 milhes de toneladas e s foram inferiores ao volume do 1 semestre de 2008, apresentando um aumento de 29,5% sobre o ano anterior. Cabe aqui um comentrio a respeito de 2008: todos os mercados internacionais apresentavam uma espiral de alta e isso estimulava tanto o aumento do consumo de fertilizantes com vistas a aumentar a produo e atender a demanda do mercado de produtos agrcolas como tambm uma antecipao das compras de fertilizantes procurando garantir os preos, pois estes tambm seguiam a espiral de aumentos no mercado internacional, refletindo imediatamente no mercado interno. O final do ano, devemos lembrar que foi desastroso a partir de setembro com o estouro da bolha financeira, encerrando o ano com consumo de fertilizantes abaixo do ano anterior e que somente veio a se recuperar em 2010, como pode ser visto nos dados da figura a seguir. Acrescente-se a isso os elevados prejuzos sofridos pelas empresas carregando estoques elevados e que se desvalorizaram e o passado deve ser olhado como uma forma de aprendizado. Agora em 2011 nota-se de certa forma um movimento semelhante, com antecipao das compras e fuga dos aumentos seguidos dos fertilizantes. Os produtores mais preparados e organizados, principalmente de soja e algodo, perceberam tanto a boa oportunidade para a negociao da sua safra futura como a necessidade de antecipar a compra dos insumos para travar seus custos e ao mesmo tempo fugir dos maiores preos dos fertilizantes em nova onda de alta de preos. Conforme anlises do IMEA MT, no incio do ms, 82% do total de fertilizantes necessrios para o prximo plantio do estado j haviam sido comprados (ante 65% no mesmo perodo de 2010). Parte destas compras ainda ser entregue pela indstria e ainda no est includa no volume da figura acima que se refere s entregas efetivadas dos produtos. Isso mostra que o produtor estava sintonizado com as tendncias do mercado e antecipou suas compras e indicam que as entregas nos prximos meses ainda devem seguir um ritmo firme por conta destas compras antecipadas e ainda no entregues. Isso no significa que o fechamento do ano ter a mesma intensidade demonstrada at agora, at porque o consumo total do ano refletir outras variveis como o aumento de rea que mais significativa para a soja e melhoria nas adubaes de outras culturas como caf e cana-de-acar, mas que ao mesmo tempo acaba sendo inibida pelos prprios aumentos de preos. Da a previso de um aumento para o total do ano ser de 5% sobre o ano anterior, com os meses do 4 trimestre com entregas menores de fertilizantes. Nitrognio Apesar dos preos nos mercado dos EUA j terem despencado nos principais portos do sul nas vendas para os agricultores, o mercado internacional oferece uma certa resistncia para acompanhar esta tendncia, procurando manter os seus preos em patamares elevados, com quedas na oferta dos principais mercados da ordem de US$10 a 15,00/t. A demanda e o fechamento de novos embarques para os principais compradores do momento como ndia, Paquisto, Indonsia e outros pases asiticos que vai definir o piso para os nitrogenados. Os outros nitrogenados seguem em linha com a ureia e devem acompanhar o mesmo movimento, como indicam os preos a seguir. Ureia Mar Negro FOB - em 7/7: US$468-472 FOB e em 14/7: US$450-470 Bltico FOB - em 7/7: US$468-472 e em 14/7: US$440-460 Brasil CIF - em 7/7: US$490-505 e em 14/7: US$480-490. Nitrato de Amnia Mar Negro FOB - em 7/7: US$350-355 e em 14/7: US$330-340 Bltico FOB - em 7/7: US$350-360 e em 14/7: US$340-350 Sulfato de Amnia Mar Negro FOB - em 7/7: US$260-270 e em 14/7: US$248-252 (standard) Bltico FOB - em 7/7: US$250-255 e em 14/7: US$245-250 (standard) Fosfatados Os preos continuam praticamente estveis e ainda influenciados pela expectativa de consumo em pases como a ndia e Paquisto. As importaes de fosfatados pelo Brasil j ultrapassa 50% das necessidades deste ano e considerando a produo interna, a dependncia de novos desembarques de apenas 25% das necessidades. Boa parte deste volume adicional j est sendo adquirido e deve ser concretizado o seu desembarque nos prximos meses. Provavelmente no devemos oferecer grande presso sobre o mercado internacional. A seguir o comparativo de preos para os principais produtos e polos fornecedores do Brasil. MAP Mar Bltico FOB - em 7/7: US$650-660 e em 14/7: US$670-690 Brasil CIF - em 7/7: US$695-710 e em 14/7: US$695-710 TSP Tunsia FOB - em 7/7: US$565-570 e em 14/07: US$565-570 Marrocos FOB - em 7/7: US$590-595 e em 14/07: US$590-595 Potssio Em seguida aos sucessivos aumentos, os preos agora esto se mantendo estveis. Isso d tempo para os compradores respirarem e com mais oxignio pensarem melhor o que fazer, principalmente assistindo a organizada ao de compras da China, garantindo com os grandes fornecedores volumes significativos a US$470,00 CIF, preos bem inferiores aos preos correntes atuais. No Brasil j desembarcou at junho 56% das necessidades de importaes do ano e, considerando ainda os volumes comprados, que sero desembarcados, a necessidade de novas compras tambm menor e deve ajudar a pressionar menos o mercado. KCL Brasil CIF - em 7/7: US$520-560 e em 14/7: US$520-560 Portos Estimava-se um volume de fertilizantes acima de 1,5 milho de toneladas em navios a espera de desembarque nos portos do Brasil, principalmente em Paranagu, seguido de Santos. Os armazns tambm esto cheios e dificultam as operaes de descarga. Com isso, os custos com este atraso de desembarque (demurrage) equivale a um acrscimo de custos de US$11,00 a US$25,00 por tonelada, impactando os custos dos fertilizantes. A forte antecipao dos mercados, como comentado no incio, ainda est favorecendo para que este quadro no seja pior, mas certamente as necessidades de melhorias em portos, logstica e armazenagem so imprescindveis para o futuro do pas e da sua competitividade.
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