A semana continuou com significativa queda nos preços dos fertilizantes nitrogenados e demonstrando agora claramente a direção dos preços mais baixos como no gráfico abaixo.
Com isto, as expectativas agora se voltam para o posicionamento das empresas no mercado interno que podem se alinhar rapidamente com estes preços, ou ainda tentarem segurar mais um tempo até que as compras nestes novos custos desembarquem por aqui.
Nitrogênio
Os preços no mercado internacional continuaram ladeira abaixo, com redução significativa nos preços.
É imprevisível o reflexo nos mercado interno, pois os estoques disponíveis foram adquiridos por preços maiores e estes novos preços internacionais ainda demoram a chegar no Brasil.
Um ditado popular diz que os preços sobem pelo elevador e descem pela escada. A regra então é negociar com os fornecedores na busca dos preços alinhados aos internacionais.
Entretanto, esta baixa pode ser temporária, esperando-se para o primeiro trimestre de 2012 preços maiores, principalmente diante da demanda prevista nos Estados Unidos para aumentar a produção de milho.
Fosfatados
Continua estável.
Os indicadores de suprimentos básicos como da rocha fosfática estão indicando preços maiores para o primeiro trimestre de 2012, e assim, a margem das empresas de fertilizantes fosfatados recua.
Potássio
Esforço para manutenção dos preços.
Os indianos que são os grandes compradores mundiais, junto com o Brasil e a China pediram um desconto sobre os preços que estão pagando, mas esta proposta foi recusada pelos produtores de potássio, já demonstrando a intenção de não reduzir preços e justificando que a demanda está elevada.
Somente a retração na demanda, provocada pela situação econômica na Europa e os altos preços em confronto com a queda dos preços agrícolas podem mudar este quadro.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>