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Scot Consultoria

Mercado - sêmen


Segunda-feira, 16 de janeiro de 2012 - 17h32

Médico Veterinário pela UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, mestrando em Administração de Organizações na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Consultor de mercado. Coordenador da divisão de couro e sebo. Coordenador da divisão de consultoria a revendas agropecuárias. Coordenador da divisão de reprodução animal. Editor chefe do informativo Boi & Companhia.


As vendas de sêmen estão calmas. A sazonalidade da comercialização concentra a maior parte das vendas no início da estação de monta. Quando a inseminação é usada, seja a convencional ou a IATF (inseminação artificial em tempo fixo), geralmente é na primeira etapa da estação de monta. Após as inseminações iniciais, há o repasse, seja com tourinhos ou outra inseminação. Para os próximos meses não são esperadas grandes movimentações neste mercado, devido à época. Em uma visão mais ampla, 2012 pode ser um ano de fatores positivos e negativos para as vendas de sêmen. Os mercados do boi gordo e reposição podem encontrar um cenário menos firme, devido à retenção de fêmeas dos últimos anos, produzindo bezerros. Veja a figura 1 com a evolução dos preços da reposição. Caso isto se confirme, pode desestimular o investimento do criador. Por outro lado, o aumento no uso de tecnologia tem feito as vendas de sêmen aumentarem ano a ano. Na figura 2 estão os últimos dados disponíveis, até 2010. Para 2011 estima-se que tenha havido crescimento. Fica a expectativa de qual fator será mais expressivo no resultado final das vendas.
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