Zootecnista, formada pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal (FCAV/UNESP), com MBA em Gestão de Negócios pela Pecege USP/Esalq. Atua na área de ciências agrárias, análises e consultoria de mercados agropecuários. Analista de mercado, com atuação nas áreas de pecuária de corte, leite, frango, suínos, grãos e insumos agropecuários. É editora-chefe da área de pecuária de leite. Elabora textos e artigos para publicações da Scot Consultoria e revistas e mídias conceituadas do setor. Ministra palestras e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi gordo, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.
A definição de carne orgânica certificada é: uma carne produzida a partir de um sistema produtivo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
A produção do boi orgânico está baseada em pastos sem defensivos agrícolas (herbicidas e inseticidas) ou adubos químicos e tratamento de doenças com homeopatia, exceto a vacinação contra febre aftosa e brucelose, que são obrigatórias (onde há incidência de raiva, a vacinação é aceita).
Como se da à certificação desta carne?
Todo alimento orgânico comercializado no Brasil deve ser reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), gerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O MAPA também credencia os Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC), que são responsáveis pela fiscalização e certificação agropecuária, de processamento, de produtos extrativistas, orgânicos e biodinâmicos.
O Instituto de Certificação Biodinâmico (IBD) é a única certificadora do Brasil com credenciamento na Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), ISO 65, Demeter (é o selo que identifica, mundialmente, os produtos biodinâmicos) e USDA/NOP (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos/Programa Nacional Orgânico, sigla em inglês), o que torna seu certificado aceito internacionalmente.
Processo de rastreabilidade do produto, como é feito?
O rastreamento da produção de bovinos orgânicos é feito da mesma forma que para a produção convencional, regidos pelo Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (SISBOV).
Os animais são identificados com brincos e através da emissão do Documento de Identificação Animal (DIA).
As informações coletadas até a desmama ou até que animal complete dez meses são cadastradas e armazenadas na Base Nacional de Dados (BND).
Todo o processo é feito antes que ocorra qualquer movimentação comercial ou saída do animal da propriedade.
A propriedade comunica as movimentações dos animais ao IBD e ao Órgão Executor da Sanidade Animal no máximo 30 dias após vencimento da Guia de Trânsito Animal (GTA).
Antes do abate, o frigorífico confere a identificação individual dos animais e a GTA na Base Nacional de Dados.
Após o abate, a carne do animal rastreado recebe na embalagem um selo com o número de identificação do SISBOV.
Com este número é possível acessar no sistema o modo em que o animal foi criado e junto ao sistema de certificação ter a credibilidade da carne orgânica.
Diferenciação com a carne tradicional
A principal diferença em relação à carne tradicional é o modo de produção.
Com a carne orgânica certificada, o consumidor tem a garantia de que está levando para casa um alimento completamente isento de resíduos químicos, pois a carne é produzida da maneira mais natural possível.
A carne orgânica é produzida em fazendas de criação de gado certificadas, que seguem normas rígidas de certificação orgânica.
Exemplo no Brasil
Exemplo desse produto é a linha Organic Beef, produzida pela JBS Friboi, sob a marca Swift.
O produto é produzido por pecuaristas associados à Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), do Mato Grosso do Sul, e a Associação Brasileira dos Produtores de Animais Orgânicos (ASPRANOR), do Mato Grosso.
A carne orgânica ainda não é bem conhecida e consumida no Brasil. É uma cadeia produtiva em estruturação, que trabalha para um nicho de mercado bastante específico, em desenvolvimento.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos