Médico Veterinário pela UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, mestrando em Administração de Organizações na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Consultor de mercado. Coordenador da divisão de couro e sebo. Coordenador da divisão de consultoria a revendas agropecuárias. Coordenador da divisão de reprodução animal. Editor chefe do informativo Boi & Companhia.
A população mundial tem crescido a uma taxa média de 1,6% ao ano, considerando o período entre 1962 e 2012. Saiu de 3,14 bilhões para 7,05 bilhões no último ano, segundo estimativas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).
Para este ano a estimativa é de que o crescimento seja de 1,1% e a população atinja 7,13 bilhões.
E carne para toda esta gente?
O campo tem feito o dever de casa. Nos últimos cinquenta anos, as taxas de crescimento das produções das carnes bovina, suína e de frango foram maiores que o aumento da população.
Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), entre 1962 e 2002 o aumento médio na produção mundial de carnes foi de 3,3%, considerando estas três proteínas. Veja a figura 1.
Com isto, mesmo com o acréscimo populacional, a disponibilidade per capita destas carnes aumentou.
Em 1962, estima-se que foram produzidos 15,45kg por habitante. A produção total era de 48,5 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec).
Para 2012 este valor foi estimado em 34,5kg, aumento de 123,9%. A produção foi de 244,0 milhões de tec.
A FAO estima que a população mundial atinja 9,31 bilhões em 2050. Apenas para que haja manutenção da disponibilidade per capita atual, a produção de carnes terá que aumentar 30,5%.
Veja a figura 2.
Para que a relação se mantenha, em 2050 a produção terá que atingir 320,8 milhões de toneladas equivalente carcaça.
Vale destacar que a disponibilidade de carnes per capita no mundo está muito aquém do potencial.
Para ilustrar, em nível global, a disponibilidade das três carnes não atinge a disponibilidade per capita de carne bovina no Brasil, estimada em 42,3kg em 2012.
Paralelamente ao aumento populacional, haverá aumento na renda e consumo por habitante, principalmente nos países em desenvolvimento. Nestes há maior potencial de aumento da demanda, uma vez que o consumo atual é menor.
A maior produção deverá atender também ao incremento da demanda per capita.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos