• Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Como andam as exportações e importações brasileiras de lácteos


Quarta-feira, 17 de abril de 2013 - 17h44

Zootecnista, formada pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal (FCAV/UNESP), com MBA em Gestão de Negócios pela Pecege USP/Esalq. Atua na área de ciências agrárias, análises e consultoria de mercados agropecuários. Analista de mercado, com atuação nas áreas de pecuária de corte, leite, frango, suínos, grãos e insumos agropecuários. É editora-chefe da área de pecuária de leite. Elabora textos e artigos para publicações da Scot Consultoria e revistas e mídias conceituadas do setor. Ministra palestras e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi gordo, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.


Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações brasileiras de lácteos aumentaram no primeiro trimestre de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado. Veja a figura 1.

Na comparação mês a mês, em janeiro deste ano o Brasil exportou 52,8% mais produtos lácteos. Em fevereiro e março foram 42,3% e 6,9% mais frente ao mesmo mês de 2012.

O produto mais exportado no período foi o leite em pó, que no acumulado de 2013 totalizou 8,0 mil toneladas embarcadas.

No caso das importações, o movimento foi contrário. O volume de lácteos importado pelo Brasil diminuiu no período analisado, o que é interessante para o mercado interno. Veja a figura 2. 

Em janeiro deste ano foram importados 15,0 mil toneladas em produtos lácteos, 25,5% menos em relação ao adquirido no mesmo mês de 2012. Em fevereiro e março as reduções foram ainda maiores 40,2% e 38,4%, respectivamente.

Com a exportação em alta e importações em baixa a balança comercial está menos deficitária em 2013.

No acumulado de janeiro a março deste ano o déficit é de US$95,5 milhões ou 35,1 mil toneladas, 41,0% e 22,3% menos que o registrado no primeiro trimestre de 2012, respectivamente.

A alta de preços dos lácteos no mercado internacional e a valorização do real em relação ao dólar favorecem as exportações e diminuem a viabilidade das importações.

Para 2013 a perspectiva para a pecuária leiteira nacional tende a ser favorável, devido ao aumento das exportações, redução nas importações, redução nos custos de produção e aumento dos preços no mercado internacional e mercado interno.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja