Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.
O jornal de hoje está repleto de notícias dando conta do enorme abuso cometido diariamente por políticos e burocratas contra os pagadores de impostos. Vejamos alguns exemplos:
A FAB realizou, só no último fim-de-semana, nada menos que 22 vôos, carregando um total de 141 aproveitadores. É interessante notar que, na quase totalidade dos casos, havia vôos regulares de empresas de transporte, sem que houvesse a menor necessidade da utilização da FAB, uma vez que os deslocamentos não eram urgentes, mas vôos de rotina para as cidades dos respectivos usuários.
Já o governador Eduardo Campos, como não faz parte do governo federal e talvez não possa requerer aviões da “FAB Taxi Aéreo”, gastou a bagatela de R$5,173 milhões só com o aluguel de jatinhos nos últimos 18 meses – seu colega Sérgio Cabral, o rei do helicóptero, deve estar morto de inveja.
Ficamos sabendo também que os salários dos parlamentares brasileiros, sem contar todos aqueles extras que conhecemos, como plano de saúde, auxílio moradia, passagens aéreas, carro oficial, gasolina, etc..., estão entre os maiores do mundo, superando países desenvolvidos como Canadá, Alemanha, Japão, Reino Unido, França, Suécia, Espanha, entre outros.
Cada vez que abro o jornal diariamente confirmo uma certeza antiga. O conflito social fundamental de nossos dias não é – e nunca foi – a famigerada luta de classes descrita por Marx, mas o combate sempre desigual e perene entre os indivíduos produtivos e o poder político, personificado pelo governo.
Por João Luiz Mauad