Zootecnista, formada pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal (FCAV/UNESP), com MBA em Gestão de Negócios pela Pecege USP/Esalq. Atua na área de ciências agrárias, análises e consultoria de mercados agropecuários. Analista de mercado, com atuação nas áreas de pecuária de corte, leite, frango, suínos, grãos e insumos agropecuários. É editora-chefe da área de pecuária de leite. Elabora textos e artigos para publicações da Scot Consultoria e revistas e mídias conceituadas do setor. Ministra palestras e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi gordo, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.
Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Centro-Oeste foi responsável por 14,9% do leite produzido em 2012 no Brasil, 4,18 milhões dos 32,3 bilhões de litros de leite produzido em todo o país.
Goiás, 4º maior produtor de leite brasileiro, foi o estado mais produziu na região Centro-Oeste, com significativos 3,54 bilhões de litros de leite, ou seja, 73,6% da produção da região e 11,0% do Brasil.
O crescimento no estado ao longo de 13 anos, de 2000 a 2012, foi próximo ao aumento da produção nacional, sendo 38,1% em Goiás e 38,8% no Brasil.
Evidenciava-se uma diminuição na produção de leite em algumas regiões do estado em 2012, principalmente no Sul de Goiás, devido principalmente, a competição da atividade leiteira com a cultura da cana-de-açúcar.
Porém, nos últimos dois anos a produção de leite vem crescendo o dobro da média do resto do país, demonstrando uma possível alavancada da atividade no estado.
O Mato Grosso do Sul, 13° maior produtor de leite brasileiro, teve uma produção em 2012 de 524,71 milhões de litros, 1,6% do leite do Brasil e 10,9% do leite do Centro-Oeste.
A produção no estado é muito bem distribuída, com exceção da região do Pantanal.
O rebanho leiteiro no estado é pequeno. Do total, apensa 2,4% são vacas leiteiras.
O estado que, historicamente, cresce menos que outras regiões do Brasil, obteve um crescimento de 2011 para 2012 de 0,6%, o mesmo da média brasileira.
A produção de leite no Mato Grosso, 8º maior produtor de leite brasileiro, foi de 722,3 mil litros, 2,2% da produção brasileira e 15,0% do Centro-Oeste.
A região Norte mato-grossense, onde estão os municípios de Terra Nova, Colíder e Alta Floresta, é a maior produtora de leite do estado com 280,4 milhões de litros, representando 38,8% da produção total do estado.
Outra região que se destaca, é a Centro Sul, onde estão as maiores regiões metropolitanas do estado, como, por exemplo, Cuiabá. Lá obteve-se decréscimo de 49,2% na produção de leite de 2000 até 2012.
O Distrito Federal, que não possui vocação na produção agropecuária, teve 24,6 milhões de litros, queda de 47,6% de 2000 a 2012.
Colaborou Fernando Giglio, zootecnista em treinamento pela Scot Consultoria.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos