O trabalho da AgroTVM é informar. O objetivo é trazer ao leitor semanalmente conteúdo atualizado sobre a produção agrícola, antes e depois da porteira.
Aproveitando as últimas discussões sobre a utilização da água e a diminuição dos níveis de água dos reservatórios do estado de São Paulo, abordaremos aqui as estratégias sustentáveis corporativas.
As estratégias sustentáveis corporativas são ações baseadas em três aspectos definidos pela Global Reporting Iniciative: Desempenho Econômico, Responsabilidade Sociocultural e Responsabilidade Ambiental. Busca-se o desenvolvimento econômico e atendimento das necessidades atuais da empresa, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.
Com relação a este assunto, cada vez mais executivos de diversos setores da economia notam a importância das estratégias sustentáveis para suas empresas. Eles perceberam que os consumidores estão mais exigentes, pois além da qualidade do produto, os mesmos se preocupam com os métodos utilizados para a produção do determinado bem e seus impactos. Portanto, as empresas que não se adequarem a essa crescente tendência, podem comprometer seus ganhos futuros. Além disso, outras razões para se implantar tais estratégias são: melhorar ou manter a boa imagem/reputação corporativa e com isso atingir novos mercados e maximizar os resultados financeiros por meio da redução de custos com o uso mais eficiente dos insumos.
Entretanto, percebe-se que há grandes dificuldades de implantar tais estratégias, devido ao obstáculo de incorporar práticas sustentáveis em seus processos e a necessidade de mudança de cultura empresarial, ou seja, práticas que não envolvem ganhos a curto prazo.
Portanto, como implantar tais estratégias? A seguir, estão algumas boas práticas e estratégias de sucesso adotadas por diversas empresas.
-No plano estratégico, traduzir a visão sustentável em estratégias e metas (algo tangível), prover estruturas, e responsabilidades claras, incluir a sustentabilidade em seus métodos e ferramentas e usar indicadores chaves para avaliação de desempenho (KPI).
-Em vendas, MKT, P&D e comunicação externa, o conceito é o fortalecimento e posicionamento competitivo de acordo com a orientação da opinião externa e buscar novas oportunidades, através do uso de ideias de consumidores para responder à suas necessidades, desenvolver forte relacionamento com comunidades locais e governamentais com investimentos econômicos e incentivos ao debate sobre meio ambiente, sociedade e economia.
-No aspecto cultura da empresa, promover a mudança cultural, por meio de líderes que inspiram, encorajam e reconhecem práticas sustentáveis, como o trabalho voluntário por parte dos colaboradores, o uso de programas de sustentabilidade como uma oportunidade de desenvolvimento de talentos e monitoramento dos padrões de desempenho de acordo com metas sustentáveis.
A concorrência não esta mais restrita geograficamente, logo, é necessário se reinventar constantemente para não perder o espaço conquistado. Tempo é dinheiro, e aqueles que param no mesmo, não se sustentam diante dos recursos e métodos já exauridos.
Texto originalmente publicado em http://agrotvm.wordpress.com/
Por Vitor Higa
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