• Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Continua pressão de baixa no mercado do leite


Segunda-feira, 17 de novembro de 2014 - 16h37

Zootecnista, formada pela Universidade Estadual Paulista-UNESP com MBA em Gestão de Negócios pela Pecege USP/Esalq. É editora-chefe da área de pecuária de leite e da Carta Leite. Pesquisadora e analista do mercado pecuário (boi gordo, leite, grãos, frangos, suínos e insumos para a atividade). Ministra palestras e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi gordo, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.


Artigo originalmente publicado na Revista Globo Rural, edição de novembro.

A pressão de baixa continua no mercado de leite. Com a oferta elevada e a dificuldade de escoamento, os laticínios não melhoram o preço ao produtor.

Considerando a média nacional, o produtor recebeu R$0,992 por litro em setembro.

Segundo o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite, o volume aumentou 3,8% em agosto, em relação a julho.

Em setembro, os dados parciais apontam para um aumento de produção de 1,5%, em relação a agosto. Em relação a setembro de 2013, a captação aumentou 9,0%.

Para o pagamento de outubro (produção de setembro), o tom do mercado é de estabilidade a queda.

Segundo o levantamento, 68,0% dos laticínios pesquisados acreditam em manutenção dos preços, 21,0% em queda e 11,0% estimam alta.

No mercado atacadista, considerando a média de todos os produtos, os preços dos lácteos caíram 0,3% na primeira quinzena de outubro em relação à segunda metade de setembro. No mercado varejista, houve alta de 0,1%.

Como a concorrência entre os laticínios pela matéria prima não está alta, a recente redução das vendas gera pressão de estoque.

Com relação às importações, em setembro o Brasil comprou US$34,20 milhões em lácteos, redução de 49,4% frente a igual período do ano passado. 


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



Warning: Unknown: Your script possibly relies on a session side-effect which existed until PHP 4.2.3. Please be advised that the session extension does not consider global variables as a source of data, unless register_globals is enabled. You can disable this functionality and this warning by setting session.bug_compat_42 or session.bug_compat_warn to off, respectively in Unknown on line 0