Zootecnista pela UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
No início desta semana o MLA (Meat and Livestock Australia) lançou uma nova campanha publicitária para incentivar o consumo da carne bovina. O propósito é reforçar à população os benefícios deste produto, como o alto teor de proteína, ferro e zinco. A ação do MLA ocorreu em resposta à percepção de tendências de mercado, de que a carne bovina não está na moda entre os novos grupos de dietas, bastante divulgados em mídias sociais e com considerável adesão.
Segundo o MLA, a nova campanha é direcionada às famílias australianas ocupadas com o trabalho, que representam mais de 30% dos domicílios australianos, e gastam cerca de AU$2,0 bilhões em carne bovina anualmente.
O material de 60 segundos passa em canais abertos e pagos da televisão australiana. O vídeo mostra pessoas em desafios diários, como correr para pegar um ônibus, carregar compras de supermercado, empurrar um carro atolado, abrir um pote de molho, entre outros.
Durante as cenas há narrações esportivas, reconhecidas no país, fazendo um paralelo ao mundo esportivo. Ao final do anúncio surgem os dizeres: "A vida é um esporte. Obtenha o combustível apropriado. Você é melhor com carne bovina".
De acordo com Andrew Howie, do MLA, eles desejam que as pessoas se sintam inspiradas e orgulhosas em comer um alimento que seja capaz de facilitar a superação dos desafios do dia a dia. E por ser a mais nutritiva entre as fontes populares de proteína, a carne bovina é perfeita para prover energia e combustível ao estilo de vida australiano.
Além da campanha televisiva, há anúncios em rádios, outdoors, publicações em mercados varejistas e açougues, como adesivos em produtos e cartões com receitas, além de página digital no Facebook. De acordo com MLA, a estratégia é ter ações ao longo de todo ano, visando gerar uma mensagem forte aos consumidores.
As campanhas publicitárias do MLA de incentivo ao consumo costumam gerar bons resultados, como ocorreu na campanha lançada em 2002, "Red Meat. Feel Good".
Naquele período, o consumo de carne vermelha estava historicamente baixo, e seguia uma tendência de queda, pois famílias australianas relacionaram aspectos negativos ao consumo do produto.
A campanha focou em desmistificar as consequências do consumo de carne vermelha, e em cinco anos os resultados foram surpreendentes: a cada AU$1,00 investido na campanha houve um retorno de AU$149,00 em consumo de carne. A demanda por carne vermelha começou a subir e o consumo anual de carne vermelha passou, entre 2001 e 2006, de AU$6,3 bilhões para AU$8,7 bilhões. Além da melhora na demanda, foi constatada uma valorização da carne vermelha como um alimento saudável e nutritivo.
No Brasil, as campanhas de incentivo ao consumo de carne bovina são bastante pontuais. Normalmente visam promover uma marca ou algum nicho de mercado, como carnes de raças específicas. Não há estratégias conjuntas de incentivo ao consumo de carne bovina, que poderiam ser capazes de influenciar a cultura da população e a valorização do produto como fonte saudável de nutrientes.
Enquanto isso, o MLA segue para mais uma grande campanha publicitária que deve gerar retornos satisfatórios à bovinocultura australiana.
Referências
Meat and Livestock Australia (MLA). Disponível em: http://www.mla.com.au/ . Acesso em: março de 2015.
Meat and Livestock Australia, The Campaign Palace. Red Meat Consumer Impression Points. Disponível em: http://www.mla.com.au/files/6603683c-4e0b-4f39-963a-9d5f0125df24/Red-meat-consumer-impression-points.pdf . Acesso em: março de 2015.
Colaborou Paulo Verdi, engenheiro agrônomo e em treinamento pela Scot Consultoria.
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