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Scot Consultoria

A percepção dos consumidores em relação ao nicho de mercado de carnes especiais


Quarta-feira, 13 de junho de 2018 - 05h50

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase em mercadologia e análise do comportamento dos consumidores de produtos de origem animal.


Foto: shopify.com


As carnes especiais são produtos provenientes de um sistema de produção de bovinos comuns, porém se diferenciam das carnes comuns nas etapas do processo industrial. É agregado valor ao produto através de fatores como a embalagem, o tipo de corte e a maturação do produto, recebendo assim a característica de corte especial.

O consumo de carne bovina pode ser influenciado por diversos fatores, que podem ser divididos em quatro categorias:

·  Fatores econômicos que apresentam variáveis como o preço do produto, o poder de compra do consumidor e a renda, bem como a sua distribuição;

·  Fatores ambientais que incluem as mudanças climáticas, os recursos hídricos, a sustentabilidade, o desmatamento e a intensificação das produções;

·  Fatores relacionados à saúde e alimentação como as questões de certificação dos alimentos e a preocupação dos indivíduos com a imagem social, a estética e a obesidade; por fim, e não menos importante;

·  Fatores socioculturais que são compostos pela praticidade, religião, conveniência, educação e profissão dos consumidores (Brandão et al., 2015).

Assim como os consumidores mudam de desejos constantemente, toda a cadeia produtiva da bovinocultura de corte também vem passando por modificações. Com o aumento da modernização no setor, essas transformações possibilitaram uma maior produtividade, e além disso, o produto ganha novas formas de apresentação no mercado, com valor agregado, satisfazendo assim o nicho de carnes especiais, procurado por muitos consumidores.

Em relação ao processo de decisão da compra de um produto pelos consumidores, é imprescindível compreender e entender o comportamento de compra dos indivíduos, uma vez que esta informação beneficiará as empresas na adequação de seus produtos (Kotler & Keller, 2006).

Alguns fatores como a disponibilidade de produtos ofertados, a marca, o preço e a embalagem podem interferir na decisão de compra pelos consumidores, desta maneira, certas ferramentas de marketing podem ser empregadas com o objetivo de atingir de maneira eficaz os nichos de mercado, buscando ampliar as vendas (Verbeke & Ward, 2006).

Dentro desse cenário o consumidor pode ter as suas escolhas induzidas por campanhas promocionais, propagandas e rótulos para formar suas expectativas em relação à qualidade, de acordo com as informações recebidas sobre o produto, e poder assim decidir se está disposto a pagar mais por um produto diferenciado.

O mercado de carnes especiais está crescendo e ganhando destaque, atualmente há uma variedade de cortes especiais disponíveis para o consumidor como o Prime Rib, Bife de Ancho, Chorizo, Poterhouse, Short Rib, T-bone, Assado de tira, Shoulder Steak, Denver Steak, além dos cortes provenientes de animais de raças taurinas como o Angus, Senepol, Hereford e de origem japonesa como Wagyu, que têm ganhado espaço e admiração no mercado de carnes especiais.

É ideal que as empresas percebam a demanda dos consumidores por esses produtos com qualidade extra, podendo investir nesses nichos. O desafio é a criação de produtos convenientes que apresentem praticidade para os consumidores, evitando que os produtos percam a qualidade e as suas características sensoriais como sabor, maciez e suculência. 

Deste modo, é essencial que todos os elos da cadeia produtiva entendam a demanda por parte do mercado consumidor, podendo assim, realizar a produção adequada, tanto pelo pecuarista, quanto pela indústria e pelo varejo.


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