Analista de mercado da Scot Consultoria.
A tilápia já detém 63,93% do mercado brasileiro de peixes. Fatores, como preço competitivo e proteína de qualidade, fazem com que conquiste espaço e, até 2030, deverá responder por 80% da produção nacional (Peixe BR). A expectativa é que nesse ritmo, o Brasil seja o terceiro produtor mundial de tilápias, dentro de três ou quatro anos.
Hoje, o país ocupa a quarta posição, com 8,4% do volume global, perdendo para a China, Indonésia e Egito. Em 2022, foram produzidas 550,06 mil toneladas de tilápias em águas brasileiras.
O avanço da carne de tilápia vem acompanhado por desafios. A falta de redução da carga tributária para estimular a exportação, as práticas que envolvem o licenciamento ambiental e falta de crédito são um entrave para o pequeno produtor.
A piscicultura brasileira ainda é uma atividade recente cuja intensificação aconteceu nos últimos anos. É o setor de produção animal que mais tem crescido nos últimos anos. Isso ocorre em função do consumo ter muito espaço para aumentar, atualmente está em 9,5 kg/hab/ano.
A retomada de preços ao produtor aconteceu porque os preços estiveram muito baixos no primeiro semestre de 2022, levando à redução do alojamento e, por consequência, a oferta de peixes.
Em agosto, o preço começou a melhorar, atingindo recentemente o maior patamar em doze meses, estando em R$10,16/kg, segundo levantamento da Scot Consultoria.
Figura 1.
Preços médios por quilograma pago ao produtor em doze meses.
Fonte: Scot Consultoria
Com a evolução dos preços, houve uma corrida pela aquisição de alevinos e juvenis de tilápia. O mercado não conseguiu atender a essa procura durante o segundo semestre e, em função disso, a projeção é de produção ajustada neste ano.
O aumento da cotação está relacionado à baixa oferta e à firme demanda.
A tilápia é o próximo destaque no mercado internacional. O sabor suave é um dos seus principais atrativos, mas o que mais tem chamado atenção dos consumidores é o baixo teor de gordura, quando comparado a outras fontes de proteína animal.
Em alta nos restaurantes, a tilápia aparece como boa opção por causa do fornecimento perene. A inserção desse peixe nos restaurantes e sua popularização contribuíram muito para o aumento do consumo.
O foco está no filé. O restante do peixe pode ser utilizado na produção de hambúrguer, almôndegas, nuggets e defumados. O principal coproduto é a farinha de peixe para alimentação animal.
Figura 2.
Preços médios do quilo do filé de tilápia no varejo em São Paulo.
Fonte: Scot Consultoria
A exportação de tilápia representou 98% da exportação brasileira de pescados em 2022, somando US$23,3 milhões. O crescimento do faturamento foi de 28% apesar do volume ter caído 1,0%. O principal destino são os Estados Unidos. O desafio é conquistar o mercado europeu.
Há incentivos fiscais à exportação, que retira os impostos de insumos da produção (drawback). Uma redução das alíquotas de PIS e Cofins tornaria a produção mais competitiva.
A exportação de tilápia inteira congelada e de filé congelado representa o maior mercado nos Estados Unidos e no mundo. O filé fresco, que é o segmento que o Brasil atua por mais tempo, é menor.
A exportação dos filés congelados cresceu 98% em 2022, faturando US$4,3 milhões, e a exportação da tilápia inteira congelada cresceu 70%, atingindo US$11,4 milhões. O filé fresco faturou US$5,8 milhões (25% do total) e aumentou 8%.
A tilápia é o segundo peixe mais produzido no mundo, ficando atrás apenas das carpas, produzidas em larga escala na China, para consumo interno. A produção global, impulsionada pela demanda, é crescente. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a produção global do pescado cresceu 4% em 2022, registrando 6,5 milhões de toneladas produzidas. A estimativa para 2023 é chegar em 6,7 milhões de toneladas.
Referências
FAO. Disponível em: https://www.fao.org/brasil/pt/. Acesso em 30 de jun. de 2023.
MAPA. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/mpa/rede-do-pescado/consumo-e-tipos-de-peixes-no-brasil#:~:text=Consumo%20no%20Brasil&text=No%20Brasil%2C%20o%20consumo%20de,Oliveira%3B%20Ramos%2C%202016). Acesso em 30 de jun. de 2023.
Peixe Br. Disponível em: https://www.peixebr.com.br/. Acesso em 30 de jun. de 2023.
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