Na pecuária, embora o emprego de máquinas agrícolas seja menor do que na agricultura, conhecer quanto custa a mecanização, tais como a hora de trabalho do trator, do conjunto com grade, carreta ou qualquer outro implemento, é importante.
Formação de pasto
O investimento para formar um hectare de pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu, está estimado em R$1,32 mil (Scot Consultoria).
Desse valor, 42,8% ou R$566,90, são gastos com as operações mecanizadas (tratores e implementos) como a gradagem, distribuição de calcário, compactação com rolo de pneus, semeadura e adubação.
Salário mínimo e óleo diesel
Com o aumento do salário mínimo, que subiu de R$678,00 para R$722,00, uma alta de quase 7,0%, e com os ajustes seguidos no preço dos combustíveis, o custo horário das máquinas agrícolas subiu.
O litro do óleo diesel, em um ano, subiu 15,7%. O preço vigente na praça de São Paulo é de R$2,40.
Juntos, mão-de-obra/encargos e combustíveis, respondem por 70,0% a 75,0% da composição do custo da hora máquina de tratores, participação que varia, dentre outros fatores, conforme a potência da máquina, quantidade de horas trabalhadas, anos de depreciação e valor residual.
Custo da hora-maquina e intensidade de uso
A Scot Consultoria, em suas pesquisas regulares, acompanha os preços de tratores agrícolas com potencia entre 50 e 100 cavalos, tipos mais utilizados na pecuária.
Veja na tabela 1, a estimativa de custo de hora máquina, em janeiro, já com o reajuste do óleo diesel e do salário mínimo.
Só para destacar, note também na tabela, o quanto é importante otimizar o uso do trator. Diminuindo em 250 horas por ano a utilização, o custo aumenta, em média, 16,3%.
Custos aumentou em 2014
Fazendo um exercício, considerando os valores atuais dos tratores, mas com o salário mínimo de 2013 e o preço do combustível de um ano atrás, R$2,07/litro, o custo por hora de trabalho, operando os tratores mil horas por ano, é 8,3% menor que o atual.
Final
Segundo a ata da primeira reunião de 2014 do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), o preço da gasolina e do diesel, em 2014, ficará estável.
Contudo, em 2013 a perspectiva do Banco Central era de alta de 5,0% para este item e, o reajuste até dezembro foi três vezes maior.
É preciso cuidado uma vez que o impacto dessas decisões sobre os preços afetam diretamente a agropecuária.
Aumenta o custo de produção das commodities, através do encarecimento das operações agrícolas e sobe o preço do frete, já bastante elevado em função da precariedade das estradas brasileiras.
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