A análise SWOT é uma tradicional ferramenta utilizada para avaliar e planejar as atividades de uma empresa.
Esta edição abordará como os produtores rurais podem usá-la em seus seus negócios, através deste material adaptado a partir da publicação “Planejamento estratégico e de cenários na produção rural: gerenciando riscos em tempos dinâmicos”, elaborado pela South Dakota State University e Texas A&M University.
O conceito
O SWOT prevê a análise dos pontos fortes (S), fraquezas (W), oportunidades (O) e ameaças (T) inerentes a uma empresa.
Trata-se de um método simples e objetivo que visa organizar uma visão a respeito da empresa.
Para esta análise, deve-se considerar que os pontos fortes e fracos provêm de dentro da operação, ou seja, são fatores internos que, de alguma forma, afetam a fazenda. Já as oportunidades e as ameaças se originam fora da operação, são fatores externos.
Embora a análise SWOT tenha sido originalmente concebida para atender a produção industrial, varejo e empresas prestadoras de serviços, pode ser usado com qualquer linha de negócios, incluindo pecuária e agricultura.
Uma vez que esta análise esteja completa, ajudará a identificar quais questões são importantes para a materialização da sua visão de negócio, além de indicar quais pontos podem impedi-lo de alcançá-la.
O processo
Uma matriz 2x2 é o que se espera de resultado final desta abordagem, tal qual é mostrada na figura 1. Nesta matriz apresentamos um exemplo de uma matriz para uma fazenda pecuária.
Em resumo, apresentamos os seguintes pontos a serem considerados na elaboração da matriz SWOT.
a. Forças e fraquezas são fatores internos
Pense em uma lista de forças e fraquezas que reflita não somente como você enxerga seu negócio mas como pessoas de fora o veem.
Para as forças, pergunte-se:
- Quais vantagens meu negócio possui?
- Quais vantagens meus vizinhos enxergam na minha fazenda?
- Quais pontos fortes os compradores veem no meu produto?
- Quais são as razões que fazem meu negócio sustentável em curto e longo prazo?
Para as fraquezas, faça a seguinte auto-crítca:
- Onde posso melhorar?
- O que me impede de atingir certos objetivos financeiros?
- Que fatores me impedem de acessar melhores mercados?
b. Oportunidades e ameaças vêm de fora do negócio
Oportunidades e ameaças são fatores que se opõem. Para elenca-las, pense nos seguintes quesitos:
- Como o mercado deverá se comportar em curto e longo prazo?
- Como estão meus concorrentes? (vale um exercício sobre custos de oportunidade)
- Meu negócio está preparado para se beneficiar do avanço tecnológico em curso?
- Que mudanças estão ocorrendo na comunidade onde minha fazenda está localizada? Como isso pode me beneficiar ou afetar?
- Estou atendendo plenamente a legislação vigente? Há discussões sobre mudanças na legislação capazes de me beneficiar ou prejudicar?
Os fatores externos ao negócio são muito amplos e variados. Além disso, muitas oportunidades podem tornar-se ameças, frente a uma mudança inesperada da conjuntura.
Considerações finais
A análise SWOT é uma abordagem capaz de avaliar o negócio como um todo ou mesmo um simples projeto ou ideia isoladamente, antes de sua execução.
Tal ferramenta representa uma rápida maneira de determinar quais fatores exercem maior impacto e podem levar a fazenda ao sucesso ou insucesso e antecipar tendências e soluções.
Afinal, um bom planejamento e reconhecimento do ambiente em que se encontra é algo que só traz benefícios para as empresas que o fazem.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos