De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), um volume acumulado de chuvas acima de 80 milímetros é esperado na região norte e em parte do centro-oeste do país até quarta-feira (13/05).
Em Mato Grosso, as maiores precipitações devem ocorrer no norte do estado. O clima não deve atrapalhar o desenvolvimento do milho safrinha e da safra de algodão do estado nos próximos dias.
No oeste goiano e na divisa de Minas Gerais com Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo também é esperado um acumulado de chuvas que pode superar 70 mm nos próximos 7 dias.
Com exceção das regiões sul e nordeste, os pecuaristas dos demais locais devem ter o clima a seu favor. As chuvas previstas devem favorecer a manutenção dos animais por mais tempo nas pastagens.
Já na região Sul, pecuaristas do Rio Grande do Sul e do Paraná estão retirando seus animais dos pastos. A oferta de boi gordo no Paraná tem aumentado devido às temperaturas baixas que prejudicam o capim.
No Rio Grande do Sul, a preocupação dos produtores para retirar seus bezerros das pastagens que sofrem com a seca, balança o mercado no estado. As chuvas ocorridas e as previsões estão abaixo do esperado para o período. O risco de geadas deve ser considerado para a próxima semana.
Na região nordeste as chuvas devem reduzir nos próximos dias ficando abaixo da normalidade para o período.
Colaborou Paulo Verdi, graduado em engenharia agronômica e em treinamento pela Scot Consultoria.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos