Nas primeiras semanas de outubro choveu bem nas regiões Norte e Sul do país, além do Noroeste de Mato Grosso.
Nestes locais os volumes chegaram a 100-150 milímetros no acumulado até o dia 9.
No Brasil Central, na região Sudeste e no Paraná, no entanto, as chuvas seguiram em menores volumes (25-50 milímetros) e mal distribuídas ao longo do mês, conforme apresentamos na figura 1.
Observe na figura 2, que em boa parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, as chuvas ficaram abaixo da média histórica (normal climatológica) para o mês em questão.
Esse fato tem prejudicado o avanço da semeadura da safra de grãos 2019/2020 em importantes regiões produtoras do país, como é o caso de Mato Grosso e Paraná, onde os trabalhos estão atrasados em relação ao ciclo passado.
Em curto prazo, a previsão é de que as chuvas continuem concentradas no Norte e Sul do país, além do Noroeste de Mato Grosso. Os volumes previstos variam de 50 a 100 milímetros entre os dias 10 e 18 de outubro.
No restante do Brasil (áreas em azul e branco na figura 3), as precipitações não deverão ultrapassar os 20 milímetros no período analisado, o que mantém a preocupação com relação ao avanço da semeadura da nova safra de grãos e condições das pastagens.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos