Em abril, as chuvas ocorreram em maiores volumes nas regiões Norte e Nordeste do país, com até 200-250 milímetros em alguns municípios no acumulado até o dia 21.
Também choveu em algumas áreas isoladas no Centro-Oeste e no Sudeste brasileiros, mas em volumes menores no mesmo período.
Em algumas regiões em Mato Grosso, por exemplo, as chuvas somaram 150-200 milímetros no acumulado de abril, mas em outras regiões do estado, o volume não ultrapassou os 25-50 milímetros no mesmo período.
Na região Sul, as chuvas foram concentradas no Rio Grande do Sul e na região litorânea de Santa Catarina. Veja a figura 1.
Para o restante de abril (22/4 a 30/4), a previsão é de que as chuvas sigam em maiores volumes (100-150mm) nas regiões Norte e Nordeste do país, especialmente no Amazonas, Pará e Maranhão.
Também deverá chover em partes de Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Norte de Minas e Espírito Santo, mas entre 30-50 milímetros no mesmo período.
Para o Sul do país e boa parte do Sudeste, as precipitações não deverão ultrapassar os 20 milímetros no acumulado até o dia 30/4 (figura 2).
Receba nossos relatórios diários e gratuitos