De 15 a 23 de dezembro, boa parte do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Roraima, Sul do Rio Grande do Sul, Sul de Mato Grosso do Sul e Leste de São Paulo deverão ter os menores volumes de chuvas, de até 20 milímetros.
Bahia, Sul do Tocantins, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Norte do Mato Grosso do Sul deverão ter os volumes mais expressivos, de 50 a 200 milímetros, no mesmo período.
No restante do país, os volumes deverão variar de 30 a 80 milímetros. Veja na figura 1.
De 23 a 31 de dezembro, boa parte do país deverá ter volumes expressivos de chuvas, variando de 80 a 200 milímetros.
No mesmo período, Sudoeste do Amazonas, Acre, Roraima, litoral do Nordeste, Sul do Mato Grosso do Sul e Leste de Santa Catarina, os volumes não deverão ultrapassar os 20 milímetros.
O verão é caracterizado pelo aumento dos índices pluviométricos. Juntamente com a entrada do verão, em 21 de dezembro, as chuvas avançarão por quase todo o país, a partir dessa data. Veja na figura 2.
Em janeiro de 2023, Norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Leste de Piauí e Roraima, as chuvas serão de 20 a 100 milímetros.
No restante do país, as chuvas irão de 200 a 350 milímetros, sendo bem distribuídas por todo o território brasileiro. Veja na figura 3.
Figura 1.
Previsão de chuvas de 15 a 23 de dezembro, em milímetros.
Fonte: COLA
Figura 2.
Previsão de chuvas de 23 a 31 de dezembro, em milímetros.
Fonte: COLA
Figura 3.
Precipitação total prevista em janeiro de 2023, em milímetros.
Fonte: INMET
Pecuária feita por mulheres - Episódio 8 - Carolina Barretto
Receba nossos relatórios diários e gratuitos