Fonte: Shutterstock
Novembro trouxe bons volumes de chuvas e aliviou parte da seca que algumas regiões têm sofrido, no entanto, regiões como o Nordeste e o extremo-Norte devem ter baixos volumes de chuvas nos próximos dias.
Até dia 15 de dezembro, o maior volume de chuvas na região Sul deve continuar, com acumulados de precipitação podendo chegar a 70mm.
No Centro-Oeste e no Sudeste, a precipitação deve ultrapassar os 50mm, no entanto para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, são esperadas pancadas de chuva esparsas durante o período.
Em ambos os estados do Centro-Oeste, por conta do menor volume precipitado até o momento e das altas temperaturas, consequências do El Niño, muitos produtores ainda não conseguiram realizar a semeadura da soja e, culturas que dependem da chuva, devem ser impactadas, já que bons volumes devem chegar na região somente entre janeiro e fevereiro.
No Nordeste, permanece a previsão de tempo mais seco e altas temperaturas, com menor umidade relativa do ar. No entanto, a precipitação em áreas próximas ao Matopiba pode ultrapassar os 20mm.
No Norte, o volume precipitado deve ultrapassar os 50mm em boa parte da região, no entanto, no extremo norte, o volume precipitado deve ficar abaixo de 20mm.
Nas regiões mais secas, é necessário cuidado com queimadas, que podem ocorrer mais facilmente pela combinação de altas temperaturas e baixa umidade do ar.
Apesar dos diferentes volumes de precipitação esperados para o período, no país todo, a temperatura deve seguir alta, com a possibilidade de entrarmos em um Super El Niño no final de dezembro.
Figura 1.
Previsão de precipitação acumulada para o período entre 6 de dezembro e 12 de dezembro, em mm.
Fonte: CPC/NOAA.
Figura 2.
Anomalia de precipitação para o período entre 6 de dezembro e 12 de dezembro de 2023, em mm.
Fonte: CPC/NOAA.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos