Foto: Shutterstock
No Hemisfério Sul, o outono começou na última quarta-feira (20/3) e se estenderá até o final de junho.
Durante essa estação, ocorre a transição entre os períodos de chuvas e secas, sendo esperada uma diminuição na precipitação no interior do Brasil, com sinais mais evidentes no Brasil Central e no semiárido nordestino.
No entanto, para a última semana de março, há expectativa de bons volumes de chuva nas regiões Norte e Nordeste, podendo ultrapassar os 100mm. Essa ocorrência se deve à combinação do calor, alta umidade e à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continua provocando instabilidades no extremo norte do Brasil, resultando em chuvas intensas.
O Centro-Oeste brasileiro também deve experimentar variações climáticas significativas. Embora a região não deva ser fortemente afetada por uma onda de frio, espera-se pancadas de chuva intensas, com o acumulado podendo chegar a até 85mm em determinadas áreas de Mato Grosso.
Para as regiões Sul e Sudeste do país, espera-se chuvas irregulares, com volumes precipitados variando entre 15 e 35mm no acumulado esperado.
Figura 1.
Previsão de precipitação acumulada para 25 - 31 março, em milímetros.
Fonte: NOAA.
Abate de fêmeas aumenta, mas cotações do boi gordo seguem equilibradas
Agro Num Instante - Episódio 424 - Abate de fêmeas segue em alta, segundo dados SIF
Mercado sem Rodeios - Episódio 470 - Participação de fêmeas e o preço do boi gordo
Agro Num Instante - Episódio 423 - Alta da polpa cítrica reduz poder de compra
Receba nossos relatórios diários e gratuitos