Foto: Scot Consultoria
De acordo com previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), o clima no Brasil apresentará condições diversificadas para os próximos dias, com chuvas e temperaturas variando significativamente entre as regiões.
A previsão climática indica predominância de chuvas próximas ou abaixo da média em grande parte da região. No extremo norte de Roraima, Amapá e noroeste do Amazonas, são esperadas chuvas acima da média.
No interior da região Nordeste, as chuvas devem se manter próximas à média climatológica, embora a área já esteja em seu período seco. O litoral pode experimentar chuvas intensas devido ao aquecimento anômalo das águas do Atlântico Tropical.
A região está em período seco desde maio, com chuvas abaixo da média nas últimas semanas. Prevê-se continuidade dessa tendência, com umidade relativa do ar abaixo de 30,0% e picos mínimos abaixo de 20,0%. As temperaturas devem permanecer acima da média, com alguns dias de calor excessivo. Essas condições podem afetar negativamente a produção agrícola, especialmente culturas sensíveis ao calor e à seca.
Espera-se que as temperaturas permaneçam acima da média histórica, especialmente no oeste de Minas Gerais e São Paulo. A entrada de massas de ar frio pode causar quedas de temperatura, possibilitando geadas em áreas de maior altitude. A variabilidade térmica pode impactar a produção de culturas como café e cana-de-açúcar, que são sensíveis a geadas.
Chuvas acima da média são previstas para a parte central e leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudeste do Paraná. Nas demais áreas, as chuvas devem ser próximas ou abaixo da média. Temperaturas mais altas são esperadas, especialmente no extremo norte do Paraná. A incursão de massas de ar polar pode provocar geadas em regiões de maior altitude, afetando a agricultura local.
Figura 1.
Anomalia de temperatura em julho.
Fonte: INMET
Figura 2.
Previsão de precipitação total (mm) para a próxima semana (25 a 31 de julho).
Fonte: NOAA
Receba nossos relatórios diários e gratuitos