Foto: Bela Magrela
Para agosto, a precipitação deverá ficar abaixo da média na maior parte do país, exceto no extremo norte. As temperaturas, conforme a climatologia, tendem a ser elevadas, mantendo a tendência observada em anos anteriores.
A presença da Zona de Convergência Intertropical trará chuvas ao extremo norte, especialmente em Roraima e Amapá, com volumes superiores a 260mm. No restante da região, a precipitação é significativamente menor, variando entre 60mm e 180mm. As temperaturas continuarão altas, com médias acima de 27,5°C.
Agosto marca o fim da quadra chuvosa com chuvas esparsas devido às ondas de Leste, concentradas na costa leste da região. A maior parte do Nordeste apresenta baixos volumes de precipitação, geralmente inferiores a 60mm. As temperaturas permanecerão elevadas, não caindo abaixo de 25°C.
A precipitação será escassa, inferior a 60mm, mantendo-se dentro da média histórica. As temperaturas serão elevadas, especialmente em Mato Grosso e Goiás, com médias acima de 22,5°C, chegando a 35°C em algumas áreas.
A precipitação será irregular, variando entre 80mm e 160mm em São Paulo, enquanto outros estados terão chuvas escassas, até 50mm. As temperaturas serão superiores à média, podendo atingir 1,5°C acima do normal, com variações entre 22,5°C e 35°C.
A região Sul terá os maiores volumes de precipitação do país em agosto, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os valores podem ultrapassar 180mm. As temperaturas médias ficarão abaixo de 17,5°C, podendo atingir 10°C no Rio Grande do Sul, com risco de vendavais e episódios de chuva intensa.
A irregularidade das chuvas e as temperaturas acima da média poderão comprometer a qualidade das colheitas, resultando em produtos de menor valor comercial e possíveis perdas econômicas para os agricultores. As condições de frio podem favorecer doenças nas culturas, aumentando os custos para os agricultores, particularmente na fruticultura e na safra de verão.
Figura 1.
Previsão de precipitação acumulada mensal e anual para julho de 2024, levando em conta dados de 30 anos (1961-1990).
Fonte: INMET–Elaboração: Scot Consultoria
Figura 2.
Normais Climatológicas no Brasil para agosto, levando em conta dados de 30 anos (1961-1990).
Fonte: INMET - Elaboração: Scot Consultoria
Receba nossos relatórios diários e gratuitos