Foto por: Bela Magrela
O mês de dezembro terá um início chuvoso, com precipitações beneficiando as pastagens e promovendo a recuperação dos níveis de umidade do solo em diversas regiões do país.
Contudo, embora a sequência de chuvas beneficie as atividades agropecuárias, ela também pode dificultar algumas operações no campo.
O Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os primeiros estados a registrar as chuvas mais intensas, avançando gradualmente para o Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte de Minas Gerais ao longo das semanas.
Na região, principalmente no oeste do Amazonas, Acre, Sul do Pará, Rondônia e Tocantins, espera-se chuvas acima da média, com volumes que podem ultrapassar 250mm ao longo do mês de dezembro, e temperaturas variando entre 22°C e 35°C.
Chuvas distribuídas irregularmente na região Nordeste, com grande parte apresentando volumes abaixo da média. No entanto, áreas como o Sul do Maranhão, o Oeste do Piauí e o Oeste da Bahia devem registrar volumes superiores ao restante da região, trazendo boas notícias para o MATOPIBA, que deverá receber bons volumes de chuva ao longo de dezembro.
Parte da região pode registrar até 200mm de chuva em dezembro, enquanto outras áreas não devem ultrapassar 40mm. As temperaturas permanecerão elevadas, com uma média de 30°C.
Já o Centro-Sul do Brasil experimentará um período de calor significativo, com temperaturas acima da média, variando entre 25°C a 30°C, podendo registrar até 300mm de chuva ao longo do mês.
Na região, especialmente em São Paulo, Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, as chuvas devem ser acima da média, superiores a 200mm, com temperaturas variando entre 20°C e 27°C.
O Sul do Brasil apresenta previsão de chuvas acima da média no início do mês, com volumes próximos à média no final. É importante ficar em alerta para temporais e ventanias. O Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina experimentarão chuvas persistentes e volumosas acima de 100mm em alguns locais no início de dezembro, com temperaturas variando entre 20°C e 25°C.
As previsões climáticas para o início de dezembro indicam condições favoráveis para a recuperação das pastagens e o crescimento da safra 2024/2025. Embora chuvas intensas possam ocasionar alguns atrasos, a umidade adicional é fundamental para garantir o bom desenvolvimento das culturas e a produtividade agrícola.
Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista para dezembro (mm).
Fonte: INMET
Figura 2.
Mapa de temperatura média prevista para dezembro (°C).
Fonte: INMET
Receba nossos relatórios diários e gratuitos