Foto: Bela Magrela
A previsão para os próximos dez dias indica um cenário de chuvas frequentes e com volumes elevados em grande parte do território brasileiro, exceto no Nordeste, com algumas regiões registrando chuvas e outras passando por períodos de seca. A região Sul mantém condições de instabilidade, enquanto a região Norte experimenta um aumento na ocorrência de chuvas devido ao início do inverno amazônico, a chuvas continuaram intensas no Centro-Sul e parte do Sudeste.
O Norte entra no período chuvoso, o inverno amazônico, caracterizado por um aumento das precipitações entre dezembro e maio. A região irá registrar acumulados superiores a 30mm em vastas áreas. Amazonas, Acre e Rondônia devem registrar os maiores volumes de chuva, com a maior parte das áreas registrando 50mm e outras chegando a 100mm.
A região Nordeste passará por um período de chuvas irregulares e mal distribuídas nos próximos dias. Enquanto regiões da Bahia, Maranhão e Piauí devem registrar algumas precipitações, ainda que abaixo de 20mm, a maior parte da região, especialmente o interior, terá um tempo quente e seco. A irregularidade das precipitações pode levar a grandes contrastes entre diferentes áreas do Nordeste.
O Centro-Oeste deve registrar fortes chuvas nos próximos dez dias. Mato Grosso e partes do Mato Grosso do Sul terão os maiores acumulados, com previsão de até 100mm em algumas áreas. Goiás também registrará chuvas significativas, especialmente no sul do estado, as instabilidades devem persistir durante toda a semana, com acumulados acima de 50mm em muitas áreas.
O Sudeste vivenciará um período de chuvas intensas e irregulares nos próximos dias. São Paulo, centro de Minas Gerais e Rio de Janeiro serão os mais atingidos, com acumulados que podem superar 100mm. Espírito Santo e Norte de Minas devem registrar volumes inferiores de precipitação.
A região Sul deve registrar maiores volumes de chuva. No paraná, com maior intensidade, no Rio Grande do Sul com pontos isolados e Santa Catarina, com acumulados que podem variar de 20mm a 80mm.
Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista até 19/12/2024 (mm).
Fonte: INMET
Figura 2.
Mapa de temperatura máxima prevista para os próximos dias (°C).
Fonte: INMET
Nos próximos dias, as temperaturas máximas permanecerão elevadas em grande parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, oscilando entre 24°C e 30°C em algumas áreas, com possibilidade de ultrapassar os 32°C em determinadas localidades até o dia 19/12.
O Centro-Oeste, também registrará máximas, variando de 25°C a 30°C. Já nas regiões Sudeste e Sul, as temperaturas máximas serão mais amenas, entre 15°C e 26°C.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos