• Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O verão está chegando!


Sábado, 21 de dezembro de 2024 - 06h00

Foto: Scot Consultoria


O verão 2024/2025 começará oficialmente em 21 de dezembro de 2024 e terminará em 20 de março de 2025. Nos próximos 15 dias, a previsão meteorológica aponta alta probabilidade de chuvas intensas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, enquanto o Sul e o Nordeste devem registrar volumes de precipitação mais baixos.

Essas chuvas, embora favoreçam a semeadura da soja em regiões como o Matopiba na próxima semana, podem gerar impactos negativos para os produtores de café no Sul de Minas Gerais. Entre os dias 23 e 27 de dezembro, estão previstos elevados volumes de chuva nessa área, o que pode resultar em prejuízos significativos.

O corredor de umidade permanece atuante sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, mantendo os maiores volumes de precipitação concentrados nessas regiões ao longo da semana.

Região Norte

A região segue com chuvas volumosas e bem distribuídas, característica típica deste período. As chuvas de maior intensidade ocorrerão no interior do Amazonas, na maior parte do Pará e no Tocantins. Os acumulados previstos para os próximos sete dias podem variar entre 30 e 110mm.

Região Nordeste

Predomínio de tempo seco na maior parte da região, principalmente no interior. Entretanto, há expectativa de retorno das chuvas na semana do Natal, com maior acúmulo ao longo do período. Os acumulados podem variar de 0 a 30mm.

Região Centro-Oeste

As chuvas permanecem frequentes e abrangentes, beneficiando grande parte da região. O Sul de Goiás, Sul de Mato Grosso e Norte de Mato Grosso do Sul registraram os maiores acumulados. O acumulado na região pode variar de 40 a 130mm.

Região Sudeste

A região continuará recebendo volumes de chuva, com tendência de acumulados elevados ao longo da semana e durante o período natalino, com ênfase no interior de Minas Gerais. Os acumulados podem variar de 20 a 150mm.

Região Sul

Precipitações mais moderadas são esperadas, com acumulados baixos em comparação a outras áreas do país. Após o Natal, a tendência é de redução nas chuvas. Os maiores acumulados estão previstos para o estado de Santa Catarina. Os acumulados na região podem variar de 5 a 80mm.

Entre o final de dezembro e o início de janeiro, as chuvas devem se concentrar no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto outras regiões, como o Sul e o Nordeste, terão uma trégua nas precipitações.

Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista até 25/12/2024 (mm).

Fonte: INMET

Figura 2.
Mapa de temperatura máxima prevista para os próximos dias (°C).

Fonte: INMET

As temperaturas máximas serão altas em todo o país, com exceção do interior de Minas Gerais e de algumas regiões do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A região Norte e Nordeste devem registrar as maiores temperaturas, entre 26 e 36°C. No Centro-Oeste, as máximas ficarão entre 24 e 32°C, enquanto o Sul e o Sudeste terão as temperaturas mais amenas, com variação de 18 a 32°C.


Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja