A necessidade de produzir mais em menos área é uma realidade para a pecuária brasileira. O mercado e a legislação ambiental conduzem para essa estratégia.
Em função desse cenário é que nos dias 25 e 26 de setembro acontecerá em Ribeirão Preto-SP o Encontro de Adubação de Pastagens da Scot Consultoria - Tec-Fértil.
Para maiores informações acesse www.encontrodepastagem.com.br.
Djalma Martinhão Gomes de Souza é químico, mestre em Ciência do Solo e pesquisador da Embrapa Cerrados.
Sua palestra será sobre "Adubação fosfatada em pastagens".
Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro de Adubação de Pastagens.
Entrevista com Djalma Martinhão Gomes de Souza
Scot Consultoria: Sabemos que há uma grande deficiência de fósforo nos solos do cerrado brasileiro, e é nesta região onde se encontram as maiores áreas de pastagens do país. Sendo assim, quais os níveis recomendados de adubação fosfatada nesta região em sistemas intensivos ?
Djalma Martinhão Gomes de Souza: Nossas recomendações para aplicação de fertilizante fosfatado em pastagens levam em consideração o teor desse nutriente no solo, a exigência da gramínea bem como produtividade almejada na área. Portanto, a quantidade do fertilizante recomendada será bastante diferenciada dependendo do sistema a ser implantado na propriedade.
Scot Consultoria: O que a deficiência de fósforo implica às gramíneas?
Djalma Martinhão Gomes de Souza: Os solos de cerrados em condições naturais apresentam uma disponibilidade de fósforo muito baixa. Quando são implantadas pastagens sem aplicação de fertilizantes fosfatados, as produtividades dessas gramíneas são muito baixas, e com isso o desempenho da pecuária é bastante sofrível. Portanto, para que ocorra uma melhora no desempenho da pecuária, é necessário que se utilizem recomendações adequadas de fertilizantes fosfatados.
Scot Consultoria: Quais os principais sintomas visuais de deficiência de fósforo nas pastagens?
Djalma Martinhão Gomes de Souza: O principal sintoma é o pouco desenvolvimento das pastagens, baixa capacidade de rebrota, baixa capacidade de suporte.
Scot Consultoria: Quais os principais cuidados que o pecuarista deve ter na adubação fosfatada das suas pastagens?
Djalma Martinhão Gomes de Souza: Escolha da fonte, dose, modo de aplicação de forma correta, além da correção da acidez e demais nutrientes deficientes no solo.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos