Nossa missão consiste em compreender a realidade dos sistemas intensivos de produção bovina, fomentando inovações, difundindo boas práticas e colecionando narrativas inspiradoras.
Scot Consultoria: Quais são os principais objetivos do Confina Brasil e como o projeto contribui para o setor de confinamento de gado no Brasil?
Resposta: O Confina Brasil nasceu com o objetivo de levantar dados sobre a pecuária intensiva no país, conectar os elos da cadeia e difundir conhecimento sobre a atividade. A expedição se dedica a mapear confinamentos em toda a extensão do território nacional, identificando os pontos fortes e desafios dos produtores na lida diária.
Buscamos contribuir para o desenvolvimento do setor ao identificar e disseminar boas práticas de manejo, tecnologia, inovação e sustentabilidade que aumentam a produtividade e a rentabilidade dos confinamentos. Além disso, promovemos a troca de conhecimento e experiências entre produtores e empresas de referência no setor, o que fortalece a pecuária.
Scot Consultoria: Quantas propriedades já foram visitadas pelo Confina Brasil desde o início do projeto e qual foi o impacto dessas visitas?
Resposta: Desde o início do projeto, o Confina Brasil já visitou mais de 500 propriedades em 16 estados brasileiros. Cada visita tem um grande impacto no projeto, são cerca de 150 propriedades visitadas anualmente, cada uma delas revela realidades diferentes, refletindo a diversidade e as oportunidades da atividade. Coletamos dados detalhados sobre manejo, tecnologia e desafios enfrentados pelos confinadores. Isso nos permite identificar tendências e disseminar boas práticas através de nossas redes sociais e eventos. As visitas também fortalecem a relação com os produtores, visto que devemos a existência do projeto a esses pecuaristas que abrem suas porteiras para nossa equipe e nos recebem sempre muito bem em suas propriedades.
Scot Consultoria: Quais são os principais desafios técnicos identificados nas propriedades visitadas e como o Confina Brasil tem ajudado a superá-los?
Resposta: Apesar de não ser nenhum segredo, os resultados das edições do Confina Brasil nos últimos anos apontaram a mão de obra como o principal desafio nas propriedades brasileiras. Problemas como a procura por novos colaboradores, capacitação técnica e elevada rotatividade são recorrentes, com os pecuaristas frequentemente referindo-se à profissão de vaqueiro como uma "em extinção". Durante nossas visitas, dedicamos um momento do nosso questionário para entender melhor esse desafio.
Essas informações são levadas à Scot Consultoria, que busca dar suporte aos pecuaristas através de análises e conteúdo online gratuitos. Além disso, essas informações influenciam a curadoria de nossos eventos. Fazemos questão de trazer, diretamente do campo, assuntos que agregam valor e soluções para o pecuarista.
Além disso, sempre que possível, buscamos trazer sugestões do que temos visto Brasil a fora, afinal, o que é bom tem que ser compartilhado! Essa troca de experiências contribui para uma melhoria contínua do setor.
Scot Consultoria: Qual é o plano para a expedição do Confina Brasil 2024 e quais são as expectativas para os resultados dessa edição?
Resposta: Este ano, o plano para a 5ª edição do Confina Brasil é visitar cerca de 150 propriedades, abrangendo 12 estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Tocantis, Pará, Maranhão, Bahia e Espírito Santo.
Nosso objetivo principal é expandir nossa base de dados e identificar novas tendências e desafios na pecuária intensiva. Considerando as últimas tendências, estamos ampliando nossa pesquisa para investigar o uso da integração lavoura-pecuária nas propriedades de bovinocultura de corte, com uma análise mais aprofundada sobre os impactos dessa prática. Este tema será abordado no Encontro de Intensificação de Pastagens, previsto para setembro, durante a última etapa de visitas do Confina Brasil.
Além disso, estamos dedicando mais atenção a questões fundamentais, como as estruturas de confinamento e a gestão dos dejetos produzidos, temas essenciais que podem impactar diretamente na rentabilidade das propriedades.
Scot Consultoria: Quando a expedição do Confina Brasil começa este ano?
Resposta: Este ano, nossas visitas começam em 3 de junho, partindo de São Paulo, seguidas por uma semana no Paraná e duas semanas em Mato Grosso do Sul, encerrando a primeira rota em Rondonópolis, MT.
Vale destacar que, nesta semana que antecede o início oficial da expedição, nossos técnicos já estão em campo realizando visitas de treinamento e preparando-se para percorrer mais de 50 mil quilômetros ao longo deste ano.
E para você que deseja deixar sua marca, convidamos a acompanhar de perto. Visite nosso site em https://www.confinabrasil.com/ e nos acompanhem nas redes sociais para ficar por dentro de cada km percorrido.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos