No Estado de So Paulo, em abril, valor mdio recebido pelo produtor deve aumentar 6,5%, estima consultoria
O preo do leite deve continuar a trajetria de alta pelo menos at agosto, diz o diretor executivo da Associao Brasileira da Indstria de Leite Longa Vida (ABLV), Nilson Muniz. Segundo ele, o perodo de entressafra, que neste ano comeou mais cedo, em janeiro, aliado maior procura da indstria alimentcia pela matria-prima, deixam os preos sustentados. Em abril, o preo mdio pago ao produtor deve crescer entre 6 e 15% sobre maro, dependendo da regio leiteira, conforme levantamento prvio da
Scot Consultoria. Segundo o consultor
Rafael Ribeiro, no Estado de So Paulo o valor mdio deve aumentar 6,5%, passando de R$0,683 o litro em maro, para R$0,727 em abril. Em Minas Gerais, a projeo indica alta de 9,7% e, em Gois, de 12,8%.
Para o presidente da Associao Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), Jorge Rubez, a melhor remunerao aos produtores deve se manter porque no h excesso de oferta no mercado. A produo cresce na medida do preo, e s a partir de agora vamos receber e cobrir os custos de manuteno do rebanho, que pode chegar a R$0,75 por litro, diz Rubez.
Alguns dos itens essenciais para a pecuria, como milho e fertilizante, esto mais baratos neste momento. Com o custo de produo mais baixo e o preo do leite em alta, a tendncia que os produtores invistam mais em 2010 e aumentem a produo leiteira.
Ribeiro avalia que a queda de quase 20% no preo do leite no segundo semestre de 2009 foi o que reduziu os investimentos na atividade. Em 2009, o crescimento foi muito pequeno, apenas 1,6%. Mas em 2010, com o mercado mais promissor, a tendncia de ampliar ainda mais a produo atual, de 29 bilhes de litros ao ano, afirma.
A alta do preo do produto percebida tambm no varejo. Em maro, o preo do leite longa vida integral subiu entre 7 e 15% nos supermercados ante o ms anterior e foi um dos fatores que contriburam para a inflao, medida pelos principais ndices.
Fonte:
O Estado de So Paulo. Por Andra Rodrigues. 21 de abril de 2010.
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