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Scot Consultoria

Efeito positivo da venda de bovinos à China virá em 2011


Segunda-feira, 19 de abril de 2010 - 16h39

O Brasil sentir o impacto da abertura do mercado chins carne bovina brasileira a partir de 2011. Na semana passada os dois pases fecharam acordo durante passagem do presidente chins, Hu Jintao, pelo Pas. Tambm ficou acertado que uma comitiva brasileira v Pequim em junho. A conquista desse novo cliente incrementar os resultados do setor, que j comeam a ser revistos pela Associao Brasileira das Indstrias Exportadoras de Carnes (Abiec). A projeo agora de expanso de at 25% ante estimativa entre 15% e 18% feita no fim do ano passado. Os nmeros do primeiro trimestre (deste ano) apontaram acrscimo de 26%, disse Otvio Hermont Canado, diretor executivo da Abiec. Por causa disso, apontamos uma alta total at dezembro entre 20% a 25% se os ganhos permanecerem, acrescentou Canado. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), rgo que analisa as tendncias mundiais de mercado, e o Ministrio da Agricultura indicaram aumentos, tambm em dezembro, nas vendas para o exterior entre 20% e 25%, respectivamente, quando comparados ao ltimo ano. Na ltima sexta-feira (16), em Braslia, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, confirmou uma misso do governo brasileiro China em junho para negociar acordos agrcolas que viabilizem a exportao entre os dois pases. As negociaes tambm podem ser realizadas no Brasil (no mesmo ms), disse Rossi, depois de se reunir com o ministro da Administrao Geral de Superviso da Qualidade, Inspeo e Quarentena da China (AQSID), Wang Young. De acordo com Canado, a viagem seria em setembro, e que essa inconstncia na agenda causa um certo receio. Estava certo para setembro, mas j que anteciparam, timo, comentou. Canado acredita que a abertura do mercado para a China ser na metade do segundo semestre deste ano. Outra questo que envolve as negociaes diz respeito s plantas. H cinco estabelecimentos habilitados e aptos para atender a demanda chinesa. O Pas quer ampliar para 17 para vender carne bovina in natura, mas depende deles (chineses) reconhecerem esses frigorficos, afirmou o executivo. De fato, o Brasil j mantinha uma comercializao de carnes com os asiticos. Mas, em consequncia da burocracia chinesa em cima do produto brasileiro, a negociao no gerava ganhos altos. Acre, Rio Grande do Sul, Rondnia e Santa Catarina tinham negcios estabelecidos com a China, mas como a burocracia era muito grande, os lucros eram inexpressivos, afirma. Para o especialista Alex Lopes da Silva, da Scot Consultoria, o mais importante expandir o mercado e ter acesso a vrios compradores. No incio, os lucros com os chineses sero provavelmente em baixo volume. Mas a demanda bastante crescente, a China vem mudando os hbitos de consumo, diz Lopes da Silva. Hoje, segundo o consultor, a Rssia o maior comprador de carne bovina brasileira. Cerca de 30% dos embarques vo para eles, diz. Segundo o consultor, o Brasil atende mais de 150 pases. Para Paulo Molinari, especialista da Safras & Mercado, ainda cedo para falar sobre nmeros. Antes, precisamos saber se a demanda vai encaixar ao oferecido pelo Brasil. No d para dizer se eles vo pedir 90 mil ou 1 milho de toneladas de carne, falou. Em 2008, o faturamento brasileiro total com o complexo carnes somou cerca de US$5,5 bilhes. No ano seguinte, com a crise financeira mundial, os lucros entraram em declnio e o Pas faturou US$4,259 bilhes. Fonte: DCI. Agronegcios. Por Diego Costa. 19 de abril de 2010.
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