• Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Leite chegará a R$0,80 ao produtor, aposta Rubez


Segunda-feira, 29 de março de 2010 - 11h21

Baixa oferta e incio da entressafra pressionam preos que ainda esto abaixo do custo de produo O mercado do leite completa o terceiro ms de valorizao da bebida, segundo estudo feito pela Scot Consultoria. No pagamento de maro, que remunera a produo de fevereiro, a mdia nacional ficou em R$0,671 o litro, uma alta de 6,4% em relao ao acerto do ms anterior. Ainda no est vantajoso para o produtor de leite, pois o custo Brasil de produo est um pouco abaixo que R$0,80, mas no acerto de abril, relativo ao perodo de maro, os produtores j podem receber entre R$0,75 e R$0,76 por litro, aposta Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil (Associao Brasileira dos Produtores de Leite). Para o zootecnista Rafael Ribeiro de Lima Filho, da Scot Consultoria, a antecipao da safra em 2009 e a queda acumulada de 18,5% no preo do leite no segundo semestre do ano passado podem ser apontadas como um dos motivos para esta alta antecipada nos preos. Tivemos uma espcie de adiantamento da entressafra, com a valorizao do leite antes do previsto, pois comum ocorrer entre os meses de maro at agosto, observa o zootecnista. Segundo Lima Filho, os preos em 2010 esto at 13% melhores que os praticados na safra passada, usando a atualizao feita pelo IGP-DI (ndice Geral de Preos Disponibilidade Interna). Alguns itens como o concentrado, o milho, o farelo de soja, esto com preos relativamente baixos, o que torna este incio de ano interessante para o produtor de leite. A partir de agora, teremos uma queda na produo, com a reduo de chuvas, de temperatura, alm da oferta natural de alimentos, calcula o consultor da Scot. Derivados A alta tambm atinge o atacado de produtos lcteos, como o leite Longa Vida (UTH) e queijos, que registraram altas acima de 10%. No caso do Longa Vida, houve um aumento de 37% em cinco meses e em relao ao mesmo perodo de 2009, a caixinha est 22% mais cara no mercado, pressionando a migrao do consumidor para produtos mais baratos, como o leite pasteurizado, que j registra uma valorizao de 9% pela demanda, aponta o levantamento da Scot Consultoria. Fonte: Campo News. Por Bruno Sales. 29 de maro de 2010.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos