"Fazer leite com leite custa mais caro". A frase, que soa absurda, dita por um especialista em lcteos que prefere no se identificar, d uma pista do futuro do setor no Brasil, principalmente no segmento de longa vida. As recentes descobertas de adulterao do leite, com a adio de soda custica e gua oxigenada no produto cru por duas cooperativas mineiras, podem reforar o movimento de consolidao do longa vida no pas, no qual existem cerca de 140 marcas e aproximadamente 70 empresas.
A avaliao de especialistas de que, at hoje, algumas empresas s conseguiam ser competitivas porque faziam algum tipo de adulterao no leite com o objetivo de aumentar o volume e melhorar as margens. Se a fiscalizao do Ministrio da Agricultura ficar realmente mais rigorosa aps as descobertas da Operao da Polcia Federal, essas companhias tero de mudar de prtica ou sairo do mercado, avaliam. "Vai ter gente que, sem fraude, vai perceber que no pode produzir leite longa vida, vai sair do mercado", diz o analista
Maurcio Palma Nogueira, da
Scot Consultoria. Ele acrescenta que algumas empresas s tinham competitividade porque atuavam de "maneira ilcita".
Um outro analista diz que o setor ir se consolidar se "a fiscalizao continuar". Ele observa que o retorno hoje no segmento muito baixo - s a embalagem longa vida tem custo unitrio de R$0,40 num produto cujo preo varia de R$1,30 a R$1,40 no atacado - por isso o maior rigor na fiscalizao provocar mudanas no setor. De acordo com uma fonte da indstria, a margem no longa vida hoje de apenas R$0,03 por litro.
A recente compra da Eleva pela Perdigo um exemplo de que a consolidao j est em curso no setor, observa Marcelo Carvalho, da consultoria Agripoint. A Eleva, que produz o leite Eleg, comprou no primeiro semestre os ativos da Paulista em Gois, e acaba de ser adquirida pela Perdigo, dona da Batvia. "Esse um segmento de rentabilidade muito apertada e que deve passar por consolidao".
Para o vice-presidente da Associao Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), Larcio Barbosa, o processo de consolidao vai se acelerar "porque ser dado maior valor marca, segurana, confiana do consumidor" aps a descoberta das fraudes. At agora, afirma, a questo preo era a mais visada. Commodity, o leite longa vida trabalha com margens apertadas, por vezes negativas. "Qualidade tem preo", resume Barbosa.
Ele diz que os problemas verificados nas cooperativas mineiras Casmil e Coopervale "foram isolados" e argumenta que no existe laudo do Ministrio da Agricultura dizendo que foi detectada soda custica no longa vida. A exposio do setor foi injustificada, diz, j que outros segmentos de lcteos tambm adquiriram leite das cooperativas.
Uma das que mais sofreu com o episdio foi a Parmalat, que havia comprado leite das cooperativas por trs meses e as descredenciou assim que surgiram as acusaes.
O presidente do conselho de administrao da Parmalat, Marcus Elias, afirma que a empresa devolveu 100 mil litros de leite "fora de padro" s duas cooperativas. Aps a descoberta das fraudes, o Ministrio da Agricultura inspecionou fbricas da Parmalat em Carazinho (RS) e Santa Helena de Gois (GO), e divulgou laudo dizendo que seus produtos estavam "de acordo com parmetros estabelecidos pelo Regulamento Tcnico de Identidade e Qualidade".
Sobre o impacto do episdio nas vendas da empresa, Elias diz que "outubro estava vendido". Agora, a Parmalat est monitorando novembro, segundo ele. O empresrio afirma "no ter nenhuma dvida" de que a Parmalat "vai dar a volta por cima" aps o episdio. "Temos uma marca forte e estamos trabalhando para esclarecer a opinio pblica", declara. Sobre uma possvel queda nas vendas de longa vida, ele diz que, caso isso ocorra, a empresa vai vender mais outros itens, como o leite em p.
Segundo o analista Antnio Xavier, da AEX Consultoria, um efeito das fraudes em Minas Gerais a valorizao dos leites A e do pasteurizado em detrimento do longa vida, que esto sendo mais procurados pelos consumidores.
Se macula a imagem do leite no curto prazo, a descoberta de fraudes tambm tem aspectos positivos. "Com a eliminao da fraude, os empresrios que trabalham corretamente sero favorecidos, tanto as pequenas e mdias indstrias e cooperativas", diz
Palma Nogueira. Ele explica que as fraudes aumentavam o volume do leite, pressionando o mercado. O consumidor tambm ser beneficiado, se houver fiscalizao mais rigorosa, assim como as empresas e os produtores de leite, afirma outro especialista do setor.
Fonte:
Valor Econmico. Agronegcios. Por Alda do Amaral Rocha. 9 de novembro de 2007.
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