A Parmalat deve concluir em menos de 30 dias a aquisio da marca Poos de Caldas -do segmento de requeijo- e o licenciamento de uso da marca Paulista, ambas da Danone, disse ontem o presidente do Conselho de Administrao da Laep -controladora da Parmalat-, Marcus Elias.
O negcio foi anunciado anteontem por meio de um memorando de entendimentos assinado entre a Parmalat e a Danone. O documento prev a aquisio de "todos os ativos estratgicos relacionados" Poos de Caldas, assim como o licenciamento da Paulista no Brasil, na Bolvia e no Paraguai, por um prazo de 15 anos.
"Esse um negcio redondo. Estamos conversando desde o final do ano passado. Acredito que, em menos de 30 dias, j teremos condies de conclu-lo", afirmou o presidente do grupo Laep.
Os valores envolvidos na aquisio e o detalhamento dos ativos que passaro s mos da Parmalat no foram informados pelo executivo.
Por meio de comunicado, a Danone afirmou apenas que o licenciamento da marca Paulista se restringe a manteiga, requeijo, leite pasteurizado e creme de leite. Ficam de fora, portanto, produtos como o iogurte e algumas sobremesas industrializadas.
"Nossa estratgia segmentar marcas e produtos. Ns no tnhamos requeijo, que um produto lcteo importante no Brasil. E a marca Poos de Caldas uma das mais conhecidas nesse segmento. Por outro lado, adquirimos o direito de uso da marca Paulista, que tambm importante para ns", afirmou Elias.
De acordo com a analista da
Scot Consultoria, Cristiane Turco, o mercado de laticnios est em fase propcia a aquisies, desde que retomou o ritmo de crescimento, por conta da recuperao dos preos no ano passado. Para ela, as empresas agora voltam a ampliar os investimentos.
"E, nesse sentido, vimos movimentos importantes recentemente. O grupo Bertin, por exemplo, assumiu participao na Vigor. A Perdigo comprou a Eleva. Temos agora uma demanda forte, o que acelera o movimento de aquisies", afirmou a analista.
Com o negcio, a Parmalat d um salto no mercado lcteo, diz o presidente da Leite Brasil (Associao Brasileira dos Produtores de Leite), Jorge Rubez. Para ele, a aquisio prova que a empresa, que passou por uma aguda crise e teve que entrar em recuperao judicial em 2005, "conseguir crescer cada vez mais". "E acho que no param por a. Devem adquirir mais coisas", disse.
Em 2006, segundo ranking das maiores empresas de laticnios do pas elaborado pela Leite Brasil, a Parmalat ocupava a quarta posio. J a Danone estava em 13 lugar.
Parmalat
A Laep Investments, controladora da Parmalat desde 2006, administra tambm no pas as marcas Glria, Alimba, Lacesa, Kidlat, Lady e Ibituruna.
No ano passado, a Parmalat registrou receita de R$1,2 bilho, cifra 36,2% superior auferida em 2006. Entre seus ativos, esto 15 fbricas. A empresa conta ainda com cerca de 3.200 funcionrios.
Fonte:
Folha de So Paulo. Dinheiro. Por Paulo de Arajo. 11 de abril de 2008.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>