• Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sem Perdigão, Kraft se associa à Sadia


Terça-feira, 29 de abril de 2008 - 15h58

Pouco mais de quatro meses aps ter vazado a informao de que a Kraft Foods Brasil S.A. estaria interessada em adquirir a Perdigo, a empresa surpreende o mercado e anuncia a formao de uma joint venture com a Sadia. As duas atuaro juntas no mercado de queijos e, deste modo, a Sadia entra no segmento de lcteos - onde a sua "arqui-rival" lder no segmento de UHT e a segunda maior em captao. Em comunicado, a Sadia afirmou que pretende desenvolver um mercado que hoje movimenta cerca de R$1,5 bilho por ano no Brasil. A nova empresa, sem nome definido, comercializar o queijo Philadelphia - marca da Kraft. O negcio representa um investimento inicial de R$30 milhes. A Kraft, que ter participao majoritria na joint venture, com 51% de suas aes, contribuir com instalaes fabris e maquinrios existentes em seu complexo industrial em Curitiba, onde funcionar a sede da nova empresa. A Sadia ter 49% da sociedade. A expectativa da nova empresa faturar R$40 milhes no primeiro ano de atividades e chegar a R$300 milhes dentro de cinco anos. No final do ano passado, havia a informao - negada pelas empresas - de que a Kraft compraria a Perdigo. Em comunicado ao mercado, o presidente da Kraft Foods no Brasil, Mark Clouse, afirmou que o negcio "est alinhado com a estratgia internacional da Kraft de crescer em mercados-chave como o Brasil". Afirmou ainda que a empresa seria uma "excelente parceira", porque tem uma estrutura abrangente de distribuio que se aliaria expertise da Kraft no desenvolvimento, produo e marketing de queijos. "A joint venture nasce com a soma de esforos de duas empresas lderes em diversos segmentos para desenvolver um novo negcio, reunindo o que h de melhor em termos de conhecimento, tecnologia, fora de vendas e rede de distribuio", disse o diretor presidente da Sadia, Gilberto Tomazoni, em comunicado ao mercado. "Est havendo uma corrida dos frigorficos, tanto de frangos e sunos quanto de boi para se tornarem empresas de alimentos. E a Sadia entra nesta escalada", afirma o diretor da Scot Consultoria, Alcides Torres. Para o diretor da AgraFNP , Jos Vicente Ferraz, a joint-venture um reflexo do "boom" das empresas em se tornarem indstrias de alimentos e mostra o dinamismo do setor de lcteos. " um posicionamento para bater ficha, a Perdigo entrou pesado e a Sadia no est querendo ficar de fora", acredita Ferraz. Ontem, as aes ordinrias da Sadia fecharam o prego da Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa) em alta de 1,05%, avaliadas em R$10,50 cada. A Kraft Foods Brasil subsidiria da americana Kraft Foods Inc, considerada uma das maiores empresas de alimentos do mundo - assim como a Tyson Foods. Em 2007, a empresa faturou R$3,6 bilhes no Pas, enquanto a Sadia obteve um lucro lquido de R$689 milhes. Fonte: Gazeta Mercantil. Agronegcio. Por Neila Baldi. 29 de abril de 2008.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos