O fracasso das negociaes da Rodada de Doha, no mbito da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), em Genebra (Sua), novamente prejudicou avanos para os exportadores do agronegcio brasileiro.
Entre os segmentos que foram alvo de propostas consideradas interessantes no que diz respeito ampliao de comrcio, mesmo que tmidas em um primeiro momento segundo representantes dos setores envolvidos, esto os segmentos de carnes (bovina, suna e de frango) e o etanol.
No caso das carnes, a Unio Europia havia proposto ampliar os volumes anuais exportados pelo Brasil com tarifas reduzidas: 200 mil toneladas para carne suna, 300 mil toneladas para frangos e outras 300 mil toneladas para a carne bovina, segundo Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs (representante dos exportadores de sunos), que esteve em Genebra. Camargo Neto tambm foi secretrio de Produo e Comercializao do Ministrio da Agricultura e idealizador dos contenciosos na OMC contra os EUA (subsdios ao algodo) e contra a Unio Europia (subsdios ao acar).
As tarifas ainda estavam em negociao, queramos zero, mas isso no chegou a ser definido, disse o presidente da Abipecs. um atraso o fracasso das negociaes, mas no o fim do mundo. Essa rodada j fracassou outras vezes, avaliou, ainda.
Especificamente para o setor de sunos, a cota atual de exportao com tarifa reduzida de 40 mil toneladas. Apesar da ampliao oferecida pela UE, o setor no ficou satisfeito. Segundo o presidente da Abipecs, o volume oferecido na proposta equivale a apenas 1% do consumo do bloco. Falava-se inicialmente que proporiam ampliao da cota equivalente a 4% do mercado consumidor europeu. O volume de 200 mil toneladas baixo, considera Camargo Neto.
No caso da carne bovina, segundo opina o consultor
Fabiano Tito Rosa, da
Scot Consultoria, o que foi proposto interessante. O volume de 300 mil toneladas significativo considerando que se trata de apenas um mercado e que paga bem. Equivale a 15% do que o Brasil pretende exportar em carne bovina neste ano, diz. Segundo a
Scot, a estimativa de que o setor exporte 2 milhes de toneladas no total.
Tito Rosa lembra que a Europa um mercado difcil para negociar e que as tarifas de importao no caso da carne bovina so altas. O importador paga 12,8% mais 3.041 euros por tonelada. Por isso, o Brasil comercializa apenas as carnes nobres, cujo valor mais alto.
Qualquer avano nesse mercado algo que no se pode dispensar, pela dificuldade de negociaes, tarifas altas e pelo protecionismo. claro que a viso setorial, sem considerar o que a Europa pediu em troca por ceder essa cota para carnes, finaliza
Tito Rosa.
As discusses sobre os subsdios dados pelos Estados Unidos aos produtores de algodo outro captulo que ficou sem soluo. Segundo Camargo Neto, os norte-americanos tratariam da questo somente durante a Rodada Doha e havia expectativa brasileira de que esse tema avanasse.
Etanol
O etanol tambm havia sido incluso nas propostas feitas pelos negociadores europeus - o que pegou o governo, representantes do setor e analistas de mercado brasileiros de surpresa. A UE havia oferecido baixar tarifas aplicadas sobre 1,75 bilho de litros exportados a cada ano. Analistas disseram ao DCI, na semana passada, que at ento o bloco europeu nunca havia sinalizado que discutiria as tarifas do etanol. O presidente da Unio da Indstria de Cana-de-Acar (Unica), Marcos Jank, disse, em nota ontem, que a entidade entende que perdeu-se a possibilidade de integrar um pouco mais o etanol no sistema mundial de comrcio.
A Unica lamenta a chance perdida de integrar, ao menos parcialmente, o etanol no sistema mundial de comrcio, afirmou Jank, em nota.
Segundo a Unica, antes do incio das negociaes em Genebra, o setor sucroalcooleiro brasileiro j visualizava um acesso muito limitado para o acar. Esperava-se progresso envolvendo o etanol. Mesmo considerando-se as sensibilidades que existem tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, o que se desejava era o surgimento de mecanismos que ampliassem o acesso do produto. Com o fracasso das negociaes na OMC, a entidade vai perseguir outras alternativas de combate aos subsdios. Jank observou, ainda, que a Rodada de Doha j dura sete anos e dificilmente ser concluda antes de completar oito. Para ele, impossvel retom-la antes das eleies presidenciais norte-americanas.
Fonte:
DCI. Agronegcios. Por rica Polo. 30 de julho de 2008.
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