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Scot Consultoria

Consumidor brasileiro garante margens de lucro aos frigoríficos


Terça-feira, 19 de agosto de 2008 - 10h36

O aumento das vendas dos frigorficos no mercado interno foi um dos responsveis para que as margens de lucro do setor no cassem ainda mais no ltimo trimestre. Todas as empresas dessa rea destacaram em seus balanos crescimento desse mercado - apesar dos investimentos fora do Brasil - e, do mesmo modo, margens inferiores s registradas em 2007. Das quatro indstrias que divulgaram seus resultados, apenas a JBS teve prejuzo. Analistas de mercado acreditam que o terceiro trimestre deve continuar com margens apertadas - mas talvez com estabilidade - e, no ltimo, pode haver uma presso maior. Tambm apostam que as grandes empresas esto preparadas para a crise de oferta de gado e que o momento, apesar de difcil, pode ser benfico - com oportunidades de compras. O que est acontecendo que o Brasil est ficando interessante para o consumo, est ficando um mercado melhor. Por isso, faz sentido o mercado interno manter a margem, acredita Roberto Russo, presidente do Independncia. - pela primeira vez este mercado foi maior que o externo para a empresa. Para o analista Fabiano Rosa, da Scot Consultoria, o mercado interno se tornou vivel, pois estava com a demanda aquecida. Considerando que a Unio Europia est praticamente fechada, foi uma estratgia que todos adotaram, diz. O analista Rafael Cintra, da Link, destaca que o aumento do custo de produo afetou os resultados. Mesmo com poltica de repasse de preo, no conseguiram na mesma magnitude, diz. Ele lembra que parte da carne que iria para a Europa foi para o mercado interno. Rosa acrescenta tambm o crescimento econmico do Pas e o aumento da renda. Cintra lembra que o desafio do setor o aumento do custo de produo, uma vez que a expectativa de reverso de ciclo no final de 2009 e incio de 2010. A partir de agora, a tendncia de comparar meses ruins com outros tambm ruins, diz Jos Vicente Ferraz, diretor da AgraFNP. Para ele, a manuteno das dificuldades de exportao impediu uma alta nos preos maior. Rosa avalia que a expectativa no de melhora das margens no curto prazo. Mas a retrao no ser to abrupta. A maior diferena ocorreu com a JBS (de 14,4% para 4,1%), enquanto a menor foi a do Marfrig (de 12% para 11,4%). Rosa destaca que as indstrias esto colhendo os investimentos anteriores. Eles se prepararam para aumentar a capacidade no Brasil, que ainda tem margem de ociosidade. Por outro lado, segundo ele, apesar de o maior foco de compras, no ltimo ano, ter sido no mercado externo e o interno que foi o que mais cresceu Rosa lembra que as indstrias fazem apostas no longo prazo e que os ativos fora do Brasil esto mais favorveis a compras. Com isso, as indstrias acessam novos mercados e se protegem contra problemas no Brasil. Na avaliao de Cintra, entre as indstrias de capital aberto, aquela que tem a melhor estratgia o Marfrig, pois tem se focado em um mercado em expanso (food service), alm de terem iniciado a diversificao entre as protenas. Rosa destaca o acerto de algumas empresas, como o Independncia - que investiu em Gois, onde h maior oferta de gado - e do Marfrig - com o posicionamento no Uruguai. Por outro lado, segundo ele, a JBS teve azar, pois o mercado dos Estados Unidos est menos favorvel, com oferta de animais e crise financeira, e o da Argentina, que teve o auto-embargo. Independncia O Independncia divulgou ontem os resultados do 2 trimestre. A empresa obteve lucro lquido de R$10,9 milhes - crescimento de 70,3% - e margem Ebitda de 14,7% - a maior no setor. O presidente do Independncia destacou que a empresa est preparada para a abertura de capital - mas depende do cenrio econmico - e acrescentou que, ao final deste ano, ser outra indstria, com o aumento de sua capacidade de 10 mil para 12 mil abates por dia. Tobias Bremer, diretor-financeiro, destacou o aumento do preo da matria-prima, alm da grande diferena regional, que chegou a 20%. O presidente da empresa lembrou que no existe convergncia de margens no setor, uma vez que, segundo ele, os frigorficos tm estratgias diferenciadas. Ele acredita em melhora das margens no prximo trimestre e lembra que nos mercados interno e externo o preo da carne j chegou ao topo. O frigorfico Arantes Alimentos arrendou por 10 anos, com opo de compra, a fbrica da International Food Company (IFC), de Itupeva (SP), que produz, principalmente, beef jerky. As aes dos frigorficos encerraram em queda ontem na BM&FBovespa: -4,17% para o Minerva, - 3,29% para a JBS e - 1,67% para o Marfrig. Fonte: Gazeta Mercantil. Agronegcio. Por Neila Baldi. 19 de agosto de 2008.
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