O boom do setor lcteo acabou. Especialistas do setor acreditam que a chamada consolidao - incorporao de empresas que fez com que, em seis meses mais de R$2 bilhes fossem investidos em aquisies - provocou uma bolha que, agora, estourou. O prejuzo da Parmalat - anunciado na ltima segunda-feira, no valor de R$73,3 milhes - um indcio. As indstrias esto com dificuldade de repasse dos custos, excesso de produo e reduo no consumo. Resultado: as margens que, historicamente, segundo a Moody`s, estavam entre 6% e 10%, caram para menos de 5% e, em alguns casos, esto negativas.
A aposta foi errada, diz Lus Vasconcelos, diretor-financeiro da Nilza Alimentos. Segundo ele houve a entrada de grandes empresas no setor, que no conheciam o mercado, e achavam que conseguiriam aumento nos preos (acompanhando a valorizao da matria-prima), o que no ocorreu. Opinio semelhante tem o vice-presidente da Associao Brasileira da Indstria de Longa Vida (ABLV), Larcio Barbosa. A bolha estourou, afirma. Para ele, a consolidao do setor parte da causa. Aliado a isso, o custo de matria-prima e a oferta esto maiores que no ano passado, sem repasse ao varejo.
Barbosa diz que as margens reduzidas de hoje so reflexo do ano passado. Em 2007 houve falta de matria-prima e, com isso, o leite ao produtor subiu - no varejo o longa vida chegou a R$2,00 o litro ante aos atuais R$1,30. Melhor remunerado, o pecuarista investiu e a produo aumentou 20%. Assim, segundo ele, existe um excedente de produo que precisa ser escoado e que pressiona o preo. Por outro lado, o bom resultado de 2007 elevou a rentabilidade do setor, o que teria estimulado as compras. E aquela empresa que est querendo ser vendida, busca faturamento a qualquer custo, piorando ainda mais o cenrio, afirma.
A analista
Cristiane de Paula Turco, da
Scot Consultoria, explica que, na mdia, o preo do leite pago ao produtor est mais alto que o do ano passado e, aliado a isso, o produtor tambm teve aumento no custo de produo. A indstria tambm est reclamando dos custos, diz. Segundo levantamento da consultoria, na mdia, em 2007, os valores pagos aos produtores subiram 36% e, no acumulado deste ano, 9%.
Soummo Mukherjee, analista da Moodys, diz que a reduo das margens foi um dos motivos pelos quais a empresa no melhorou o
rating da Vigor, por exemplo. As empresas no conseguiram repassar os custos ao consumidor, afirma. Pelas estimativas de Vasconcelos, o consumo caiu em torno de 10% desde janeiro, na comparao com 2008. A inflao dos alimentos pegou o consumidor, afirma.
Mukherjee lembra tambm que as empresas que esto mais concentradas no segmento de longa vida so as que enfrentam maior dificuldade - pois uma
commodity. Para ele, a consolidao do setor fez com que a capacidade industrial aumentasse e a ociosidade crescesse. A produo no est acompanhando o investimento industrial, afirma Mukherjee.
Na opinio do vice-presidente do Conselho da Indstria de Laticnios (Conil), Ccero de Alencar Hegg, o setor de alimentos, em geral, est com margens menores, mas dentro da expectativa. Houve retrao em alguns segmentos por conta de inflao, acredita.
Para Barbosa, atualmente, sobrevive quem corta custo. Tem muita empresa com prejuzo, afirma. No entanto, segundo ele, como o mercado no est atrativo, a consolidao vai ficar em banho-maria", pois, na sua avaliao, ningum vai querer entrar no setor agora. Para o vice-presidente da ABLV, haver uma mudana no perfil industrial com o direcionamento de matria-prima do longa vida para outros produtos. o que est fazendo a Cooperativa Pi. O gerente-comercial da empresa, Jos Jnior Cabral, diz que no se arrepende dos investimentos - da ordem de R$25 milhes nos ltimos anos - para a ampliao de
mix. Com isso, a empresa lanou produtos de maior valor agregado e, segundo ele, ganhou mercado. Apesar disso, segundo ele, a previso de alguns meses de dificuldade.
Na avaliao de Vasconcelos, uma das alternativas para a atual crise reduzir o custo de captao - ou seja, pagar menos ao produtor - e os estoques. A Nilza optou por isso, reduzindo em 10% seu volume. Eu perdi volume para aqueles que fizeram prejuzo e, com isso, estamos empatando.
Fonte:
Gazeta Mercantil. Por Neila Baldi. 20 de agosto de 2008.
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